Buscar no site

Cirurgia plástica e a auto-estima. Qual a verdadeira relação?

O médico cirurgião plástico Ricardo Estefani explica

Redação AssisCity

  • 12/11/21
  • 13:00
  • Atualizado há 127 semanas

divulgação

Muito se tem falado nos últimos anos sobre os conceitos da auto aceitação, da felicidade interior e da vida saudável. Todavia, há uma confusão importante entre o conceito de auto-estima e de imagem corporal, bem como as suas relações com a cirurgia plástica.

O médico cirurgião plástico Ricardo Estefani explica que o conceito de imagem corporal é mais limitado, porém não menos importante que o da auto-estima. A imagem corporal restringe-se ao que a pessoa de fato enxerga no reflexo do espelho. Aceita seu corpo? Tem algo que a incomoda? O que ela vê no espelho de fato reflete a realidade que um cirurgião plástico possa atuar frente a uma expectativa realista de resultado pós-cirúrgico?

"Nessa toada, sabemos que a imagem corporal faz parte de um conceito maior que é a auto-estima. Esta, reúne um conjunto de fatores que agregados, trazem a felicidade plena ou não. O conjunto de valores, crenças, beleza, estudo e vida social colaboram para a formação de nossa auto-estima. Não basta termos um corpo considerado bonito, se nossa relação psicossocial e relações familiares continuarem conturbados. Jamais teríamos uma auto-estima elevada neste caso". considera.

divulgação - Médico cirurgião plástico Ricardo Estefani
Médico cirurgião plástico Ricardo Estefani

Ele lembra que a cirurgia plástica configura-se na especialidade mais "psiquiátrica de bisturi nas mãos". É dever do cirurgião plástico saber curar, indicar cirurgias, recusar procedimentos que possam ser danosos e alinhar as expectativas dos pacientes, que muitas vezes fogem da realidade do possível e aceitável.

"Precisamos cada vez mais buscar a tal falada felicidade interior. Este conceito é antigo, dos tempos gregos, conhecido como eudaimonia. Nela, as suas realizações e você se bastam. Não nos comparamos aos outros, aceitamos nossos objetivos e lições reais como a verdadeira felicidade interior. Em cirurgia plástica, pensamos na eudaimonia na não comparação de resultados entre pacientes, na expectativa real do resultado para cada indivíduo e na felicidade do resultado único e real para cada paciente. Toda beleza é individual e somente precisamos encontrar a nossa verdadeira beleza", ressalta.

Serviço:

Dr. Ricardo Estefani

Consultório: Instituto Demian, Rua: Dra. Ana Barbosa, 1086

Telefone (18) 3323 7037

Instagram: https://www.instagram.com/ricardo.estefani.1/

divulgação

Receba nossas notícias em primeira mão!