29 de Janeiro de 2023
20º/30º
Notícias - Destaque

Como a saúde bucal afeta o resto do corpo?

Saiba mais sobre a saúde bucal através da Sartori Odontologia

Doenças do coração, Diabetes, ansiedade, HPV, osteoporose, podem ter relação direta com a saúde da sua boca. A saúde bucal é a porta de entrada para diversos organismos e bactérias, que podem provocar muitas doenças e atingir outros órgãos, principalmente nos casos em que a higiene bucal não estiver em ordem.

Além do cuidado bucal e estético, a odontologia atual deve avaliar todo o funcionamento do corpo de uma maneira bem mais abrangente, para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Olhar o paciente de forma sistêmica e uma segurança para a saúde em geral.

Quais problemas de saúde podem ter relação com a boca?

Doenças cardiovasculares - pessoas com problema periodontal, gengivite, ou que não tem a saúde bucal em dia, apresentam um maior acúmulo de bactérias na boca, as quais podem chegar ao coração por meio do sangue que circula em todo o corpo. Essas bactérias podem se alojar no coração ou podem diminuir a circulação sanguínea nos vasos que ligam o coração, aumentando as chances de doenças coronárias e os riscos de derrame ou infarto.

Diabetes - pessoas que não tem a saúde bucal em dia normalmente tem dificuldade no controle da diabetes, tendo maior facilidade de descompensacão da glicemia. Pacientes diabéticos costumam desenvolver mais gengivite, cáries e infecções orais, além de perda óssea, que leva a mobilidade e perda dos dentes. Isso acontece, pois, a circulação sanguínea fica prejudicada nessa área ao redor dos dentes.

Divulgação - Dra Patrícia Sartori - Foto: Divulgação
Dra Patrícia Sartori - Foto: Divulgação


Ansiedade - pessoas ansiosas e/ou que fazem uso de calmantes e antidepressivos, apresentam maior facilidade em ter bruxismo (ranger os dentes durante a noite). O apertamento dentário ou o bruxismo podem provocar problemas mais graves, como recessão gengival, perda óssea, disfunção temporomandibular (complicações na articulação da mandíbula), dores de cabeça e enxaqueca.

HPV (Papiloma Vírus Humano): O HPV invade células da pele e das mucosas do ser humano, sendo o principal meio de transmissão pela via sexual. Esse vírus possui um papel importante no aparecimento do câncer na região de orofaringe (garganta, amígdalas e o terço mais posterior da língua são locais mais afetados). Cerca de 70% dos pacientes com cânceres nessas regiões carregam o vírus. O diagnóstico precoce das lesões de HPV normalmente são vistas nas consultas de checkup odontológico, que favorece o início rápido do tratamento e a cura da doença em quase 100% dos casos que são descobertos no inicio.

Osteoporose - a fase inicial da osteoporose pode se mostrar na boca, com a perda óssea ao redor dos dentes. Muitos problemas bucais podem ter relação com a diminuição da massa óssea corporal. Esse processo de perda óssea pode ser silencioso e somente ser detectado em exames radiográficos durante a avalição no dentistas ou quando a doença já esta mais avançada, em que pode-se detectar problemas na articulação da mandíbula, dentes com mobilidade, gengivas inchadas com sangramento ou destacadas ou retração gengival.

Consultas periódicas de checkups preventivos e limpezas profissionais são necessárias para evitar e prevenir o agravamento de algumas doenças.

Divulgação - O consultório fica localizado na Avenida Nove de Julho, 1129 - Foto: Divulgação
O consultório fica localizado na Avenida Nove de Julho, 1129 - Foto: Divulgação


Serviço:
Clínica Sartori
Endereço: Avenida Nove de Julho, 1129, Centro
Telefone: (18) 3324-6090
Whatsapp: (18) 99701-8491
Divulgação Sartori
+ VEJA TAMBEM