20 de Janeiro de 2021
20º/30º
Notícias - Educação

Educação superior: cresce o número de alunos na modalidade a distância

Procura por cursos EAD na Unicesumar cresceu 39% entre agosto e outubro; graduações nas áreas da saúde, engenharia e tecnologia são as mais visadas

Divulgação


Um dos efeitos mais imediatos que a pandemia do novo coronavírus trouxe foi a transformação digital em diversos setores da economia. Com o isolamento social, a tecnologia foi a solução para dar continuidade às atividades do nosso dia a dia. Essas mudanças também aceleraram uma tendência educacional que já estava em crescimento no Brasil: a educação a distância (EAD). Segundo levantamento realizado pela Unicesumar – a quarta maior universidade do país –, somente de agosto a outubro deste ano, a instituição registrou um aumento de 39% em matrículas para cursos a distância.

A pesquisa ainda mostra que entre as graduações mais procuradas estão os cursos nas áreas de saúde e bem-estar (85%), tecnologia (64%) e engenharia (56%). "Isso reafirma a necessidade de mão de obra especializada para setores em franco crescimento durante a pandemia e que, mesmo após, continuarão a ser demandadas, como é o caso das graduações relacionadas à tecnologia – setor fundamental para a continuidade dos negócios de milhares de empresas", explica a diretora de graduação da EAD Unicesumar, Kátia Coelho.

De acordo com o último censo do ensino superior do Ministério da Educação (MEC), o número de ingressantes em cursos a distância superou o de graduações presenciais. Ainda segundo a Hope, consultoria especializada em educação, em 2021 o volume de estudantes em cursos a distância no ensino superior privado deve atingir 1,5 milhão contra 1 milhão no presencial.

Benefícios da Educação a Distância

A EAD permitiu que milhares de alunos continuassem seu ano letivo sem interrupção ou atraso de conteúdo. "Por trás da educação a distância existe todo um trabalho didático, uma concepção pedagógica, estrutura flexível, ferramentas e tecnologias elaboradas especificamente para as necessidades de aprendizado do aluno, sem a necessidade de encontros presenciais", afirma Kátia.

Na EAD Unicesumar, por exemplo, os estudantes contam com tecnologias que simulam práticas profissionais através de realidade aumentada, jogos interativos, livros digitais e até vídeos em 360°.

Novos cursos

Gerontologia, Ciências de dados.

Para atender esse crescimento nas matrículas e demandas de mercado, a Unicesumar lança 10 novos cursos a distância e híbridos em áreas que lideram a retomada da economia no país. São eles: Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Farmácia, Nutrição, Automação Industrial, Controle de Obras, Manutenção Industrial, Sistemas Elétricos, Gestão da Produção Industrial, Gerontologia, Ciências de Dados e Análise de Comportamento.

Para mais informações e inscrição: inscricoes.unicesumar.edu.br
Divulgação
+ VEJA TAMBEM