Buscar no site

Estudantes de Fisioterapia da FEMA visitam Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade

Além da 17ª Reatech, as turmas também participaram de um Seminário organizado pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito-3)

Assessoria de Comunicação - FEMA

  • 10/09/22
  • 08:00
  • Atualizado há 84 semanas

Os estudantes do terceiro, quarto e quinto ano de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), acompanhados da professora Dra. Mariana de Almeida Lourenço, participaram da 17ª Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (17ª Reatech), na cidade de São Paulo. Além da feira, eles puderam participar também do Seminário de Tecnologias Avançadas em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Tec Fisio | TO), organizado pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito-3).

De acordo com a aluna do quinto ano, Isabela Funari Fiuza, a feira foi, para ela, uma experiência maravilhosa, pelo contato com outras tecnologias e pela vivência com os equipamentos. "A feira foi perfeita da entrada até a saída; nós vimos cadeiras de rodas super diferentes, materiais inovadores, equipamentos que não temos contato por aqui, então foi muito bom ter essa vivência diferente. Além disso, tivemos contato com pessoas com deficiências auditivas e visuais, então vimos como todas essas tecnologias assistivas funcionam na prática com o paciente. Enfim, tivemos muito aprendizado", expressa Isabela.

Divulgação - Alunos de fisioterapia - Foto: Divulgação
Alunos de fisioterapia - Foto: Divulgação

A professora Dra. Mariana de Almeida Lourenço, que acompanhou os estudantes na viagem, revela que a feira foi uma experiência muito produtiva para os estudantes, pois eles tiveram a oportunidade de conhecer tecnologias de difícil acesso. "Foi uma experiência incrível estar com os estudantes na feira, porque eles tiveram acesso a tecnologias tão inovadoras que, talvez, não teriam oportunidade de conhecer. Além dos tratamentos convencionais, também tivemos acesso a diversas terapias com animais, esportes e veículos adaptados… além de vivenciarem esses aparelhos. Outra coisa que eu achei muito legal, foi que conforme conhecíamos as tecnologias assistivas apresentadas na feira, os estudantes faziam um paralelo com o trabalho realizado aqui na FEMA, que começa com a disciplina prótese e órtese e continua no laboratório de tecnologia assistiva. Alguns dos materiais que eram apresentados lá com um preço alto, nós conseguimos disponibilizar para a população gratuitamente, por meio dessa iniciativa do curso, que inseriu a tecnologia assistiva no conteúdo do curso e, no 4° ano, a professora Cássia aplica com os estudantes, na prática supervisionada de neurologia", declara a professora Mariana.

Divulgação - 17ª Reatech - Foto: Divulgação
17ª Reatech - Foto: Divulgação

Segundo a coordenadora do curso, professora Maria Eulália Baleotti, a Reatech é uma feira que apresenta novos equipamentos, propostas de inclusão e acessibilidade para estudantes e profissionais da área de Fisioterapia. "Além de conhecer os recursos tecnológicos para favorecer a inclusão e acessibilidade, os estudantes também tiveram acesso a opções de tecnologia assistiva e recursos de locomoção. A feira é uma das visitas propostas no projeto pedagógico do curso, com o objetivo de fornecer acesso às tecnologias mais modernas e aos conceitos de inclusão e acessibilidade", conta a coordenadora, agradecendo também à direção acadêmica, pelo apoio a essas iniciativas.

Receba nossas notícias em primeira mão!