Buscar no site

Estudantes de Química Industrial recebem palestra sobre prevenção de incêndios

Além da palestra, o Sarg. Antonio Carlos da Silva realizou uma simulação para que os estudantes pudessem colocar em prática alguns dos conhecimentos adquiridos

Assessoria de Comunicação - FEMA

  • 01/09/22
  • 08:00
  • Atualizado há 81 semanas

O 4º ano do curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) recebeu, no início do mês de agosto de 2022, o bombeiro aposentado, sargento Antonio Carlos da Silva, que ministrou uma palestra sobre incêndios, classificação e métodos de combate.

Na oportunidade os estudantes tiveram informações e esclarecimentos sobre as classes de incêndio e os métodos de prevenção a combate, regras relacionadas à composição e atuação das comissões internas de prevenção de acidentes (CIPA) e puderam ainda participar de um treinamento de combate a fogo.

De acordo com a professora Dra. Patrícia Cavani Martins de Mello, a disciplina de Higiene, Segurança e Despejos Industriais trabalha todos os tipos de riscos aos quais os profissionais da química, tanto os bacharéis, como licenciados, estão sujeitos. "O conhecimento sobre prevenção e combate a incêndio é inerente a qualquer trabalhador ou usuário da edificação. É de fundamental importância que coloquem em prática as normas estabelecidas sobre os cuidados preventivos e o comportamento diante do incidente, promovendo exercícios, através da simulação de incêndios. Então, ouvir as informações passadas por um profissional da área com quase 30 anos de experiência é enriquecedor e contribui suficientemente para a prevenção e a segurança de todos", comenta a professora.

Divulgação - Após a palestra foi realizada uma simulação de incêndio - Foto: Divulgação
Após a palestra foi realizada uma simulação de incêndio - Foto: Divulgação

Após a palestra foi realizada uma simulação de incêndio, onde os estudantes, orientados pelo bombeiro, puderam colocar em prática alguns dos conhecimentos adquiridos, combatendo as chamas provocadas pela combustão de gasolina e álcool. "Prevenir incêndios é tão importante quanto saber apagá-los e saber como agir no momento em que eles ocorrem. Uma tragédia pode ser evitada, se o início de um incêndio for controlado com segurança e tranquilidade, por pessoas devidamente treinadas", completa a professora.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos