Buscar no site

Monitoramento de incêndios por satélites é investimento da NovAmérica para ação de prevenção e combate

Estes problemas tem impactado a atividade canavieira

Divulgação

  • 15/07/21
  • 08:00
  • Atualizado há 144 semanas

O tempo seco combinado a algumas ações de irresponsabilidade e até mesmo criminosas, podem provocar incêndio nas áreas de cana-de-açúcar, que trazem como consequência o risco a vida de terceiros e de nossos brigadistas, problemas de saúde para toda a população, riscos ao meio ambiente e redução de produtividade dos canaviais.

Estes problemas tem impactado a atividade canavieira, mesmo que em 2007 a NovAmérica tenha iniciado o processo de suspensão da queima da cana, a preocupação com o fogo na lavoura ainda é ponto de discussão na empresa.

É por este motivo que a NovAmérica tem investido na prevenção e combate de incêndios, e já a um ano, vem se utilizando de um sistema de monitoramento de focos de incêndios por meio de satélites que são capazes de detectar os incêndios em alguns minutos, informando nossa central e nossos brigadistas, tornando o atendimento e o combate ao incêndio mais ágil.

A GMG Ambiental trabalha com 13 satélites, 24 horas por dia, captando informações cruciais para o combate ao incêndio, em tempo real, que permite o atendimento de forma ágil e representa o sucesso no combate.

Divulgação - NovAmérica investe em monitoramento de incêndios
NovAmérica investe em monitoramento de incêndios

Assim que a central recebe o alerta na tela do computador, os brigadistas também recebem um alerta pelo celular, e um sistema também dispara uma ligação para alguns aparelhos de telefone pré cadastrados para informar do incêndio.

Além de trazer as informações de forma ágil, o sistema também conta com um aplicativo que permite o registro das atividades de combate a incêndio no campo, a fiscalização da condição dos aceiros e também permite a simulação da pontuação dada pela Portaria CFA n° 16/2017, que estabelece o nexo de causalidade.

É por meio desta pontuação que são avaliadas as ações anteriores ao fogo tomadas pela NovAmérica ou pelo proprietário da área, que são ações para evitar que o incêndio aconteça ou que ele se propague, que culmina na possibilidade de autuação ou isenção da mesma no caso do incêndio.

Esse sistema é um benefício de segurança para a empresa e para toda a população, que acaba sofrendo com as situações de incêndio.

Resta à população também ter suas ações de prevenção, não realizando limpeza com emprego do fogo, não lançando bitucas de cigarro e não provocando atividades que possam gerar fogo ou calor próximo das áreas de cana, além disso, a população pode realizar a denúncia quando perceber qualquer situação suspeita em áreas próximas a incêndios.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais