08 de Julho de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » DESTAQUE

Wi-Fi 6: conheça a tecnologia que promete inovar e oferecer redes sem falhas para empresas

A OAI apresenta a próxima geração de conexões de internet sem fio

Divulgação


A nova tecnologia Wi-Fi 6 promete inovar e oferecer redes sem falhas para empresas. A OAI explica a definição da tecnologia e as vantagens que ela promete oferecer!

O Wi-Fi 6 é a próxima geração das conexões de internet sem fios, anteriormente conhecida como 802.11ax. Este novo padrão continua servindo para o mesmo propósito, ou seja, conectar dispositivos inteligentes à Internet, porém, faz isso de forma mais rápida e eficiente do que a rede sem fio atual, conhecida por 802.11ac (chamada agora de Wi-Fi 5).

A OAI considera que as principais vantagens do Wi-Fi 6 são:

Velocidade: De acordo com a Huawei, o Wi-Fi 6 pode chegar a uma velocidade de até 9,6 Gbps. Para ser ter uma ideia, a atual geração chega a 3,5 Gbps. Além disso, o Wi-Fi 6 funciona nas frequências de 2,4 GHz e 5 GHz.

De acordo com a equipe da OAI, dados do Speedtest Intelligence levantados no 2º e 3º trimestres de 2018, a velocidade média de download em banda larga fixa no Brasil foi de 23,64 Mbps. Durante o mesmo trimestre, a velocidade média de upload foi de 10,57 Mbps. Levando isso em consideração, a possibilidade de conseguirmos atingir velocidades de 9,6 Gbps no dia a dia é quase impossível.

No entanto, estes 9,6 Gbps não precisam ir para um único dispositivo, mas podem ser divididos por toda a rede de dispositivos. Em outras palavras, teremos um potencial de velocidade maior para cada aparelho conectado à rede.

Mais dispositivos conectados: Este novo padrão se baseia na premissa de que cada vez mais dispositivos estarão conectados a um único roteador, ou seja, computadores, celulares, tablets, consoles, televisores e outros aparelhos inteligentes. Por isso, o Wi-Fi 6 foi pensado para gerenciar melhor múltiplas conexões, criando menos gargalos, tornando seu uso mais eficiente em lugares públicos, em escritórios ou em ambientes domésticos.

A OAI lembra que a expectativa é de que essas redes consigam lidar com até oito dispositivos conectados simultaneamente sem perda de velocidade em nenhum deles.

Divulgação


Economia de energia: A OAI lembra ainda que a parte boa de tudo isso é que, com o upgrade da tecnologia, apesar de adicionar novos recursos, o novo padrão não exige mais energia. Pelo contrário, o Wi-Fi 6 também foi pensado para ser mais econômico.

Assim, quando seu celular equipado com a tecnologia se conectar a um roteador compatível, o consumo de bateria decorrente do uso de internet será reduzido. Isso é possível devido a um recurso chamado "Target Wake Time", que permite que os roteadores programem horários de verificação de status dos dispositivos.

Segurança: A OAI destaca que o Wi-Fi 6 também é mais seguro. Para serem comercializados, além do suporte para recursos específicos, é imprescindível que os roteadores ofereçam suporte à criptografia WPA3. Caso contrário, não serão certificados pela Wi-Fi Alliance.

Com a criptografia WPA3 será mais difícil hacker tais roteadores, prática que vem se popularizando nos últimos tempos, em especial porque o padrão Wi-Fi atual não exige tal camada de segurança.

Quais dispositivos oferecem Wi-Fi 6?

O padrão Wi-Fi 6 é super recente, assim como a tecnologia 5G. Para que um dispositivo ofereça tal tecnologia, as fabricantes precisam adicionar os devidos componentes de hardware. Desta forma, o sinal do roteador Wi-Fi 6 será reconhecido pelo dispositivo com tecnologia de sexta geração e haverá a transmissão de dados.

Aproveite para ficar ultraconectado com a OAI e garantir a qualidade da sua internet de fibra óptica com planos de até 1 GIGA!

Entre em contato:

Telefones: (18) 3421-2000 e 0800 722 7998;
WhatsApp: (18) 99749 2000 ou acesse o link http://bit.ly/whatsoai
Site: http://oai.com.br/
Facebook: www.facebook.com/oaioficial/

Leia mais: Pratique sua leitura com e-books gratuitos durante a quarentena

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação
+ VEJA TAMBÉM