Buscar no site

Alunos de Enfermagem da FEMA participam de aula prática de papanicolau

O 3º ano de Enfermagem teve a oportunidade de praticar exames físicos em ambiente simulado, durante uma aula da disciplina de Saúde da Mulher

Assessoria de Comunicação - FEMA

  • 24/06/22
  • 10:00
  • Atualizado há 91 semanas

Foi realizada, durante a 3ª semana de junho de 2022, uma aula prática de exames físicos para os alunos do 3º ano do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), durante uma aula da disciplina de Saúde da Mulher.

A aula prática, realizada em ambiente simulado, utilizou modelos anatômicos de alta fidelidade, visando aproximação teórico-prática, e teve como objetivo focar no exame físico da mulher e suas questões específicas, como exame clínico das mamas, palpação pélvica, inspeção genital, além da coleta de material para citologia oncótica de colo de útero.

De acordo com a professora da FEMA, Dra. Talita Domingues Caldeirão, a experiência foi muito interessante devido ao uso dos modelos anatômicos, que facilitam o aprendizado dos alunos. "Usamos bonecas, colos, mamas com um material mais realístico possível, para promover uma formação mais adequada para nossos alunos. Vale ressaltar que toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos, com um intervalo de um ano, apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos", comenta Talita.

Divulgação - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O curso de Enfermagem da FEMA tem buscado aproximação das tecnologias de aprendizado a fim de oferecer a melhor experiência de ensino. O uso de simulação realística como metodologia ativa de ensino contribui para aumentar a autoconfiança, autoconhecimento e habilidades psicomotoras dos alunos na prática, além de proporcionar diálogo teórico-prático.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos