27 de Novembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Equipe de Robótica da FEMA se classifica para etapa nacional da Olimpíada de Robótica

Equipe Panzertronic e Taruhunters, da Robótica da FEMA, se classificam para etapa nacional que acontecerá nos dias 10 a 14 de novembro de 2020

A equipe de robótica Panzertronic da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) conquistou o 18º lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica Virtual (OBR), que aconteceu em 21 de outubro de 2020, e se classificou para a etapa nacional que será de 10 a 14 de novembro de 2020, de forma virtual. Este ano, a OBR teve mais de 220 equipes inscritas no estado de São Paulo no nível dois.

De acordo com o professor de Robótica, Diogo Lamotta, o tema principal da OBR é um desafio de simulação. "A Olimpíada de Robótica é um desafio que simula um desastre natural ou causado pelo ser humano, no qual as possíveis vítimas ficam em um local de extremo risco e de difícil acesso. Sendo assim, cabe a um robô chegar ao local e identificar as vítimas. Essa é uma maneira de reduzir o risco para os profissionais de saúde e de resgate", explica Diogo.

Nesse ano de pandemia, toda a competição foi realizada de forma virtual através do SBotics, um software que simula virtualmente tudo que tem nas competições presenciais. Gabriel Pereira Falcão e Pedro Morita Bannwart, ambos com 15 anos, formaram a equipe representante da FEMA Panzertronic.

A Panzertronic já vem se destacando em outras competições anteriormente. A primeira Olimpíada Brasileira de Satélites Virtual foi mais uma competição, na qual a equipe conquistou o 3ª lugar entre mais de 80 equipes participantes do nível fundamental, técnico e superior com os alunos: Gabriel Henrique Mexko Borges, Matheus Silva dos Santos, Miguel Francisco Campos Rodrigues e Raquel Claudino Venâncio . O evento aconteceu entre os dias 17 a 22 de outubro de 2020.

O time de robótica de Tarumã, Taruhunters em parceria entre a FEMA e a Prefeitura Municipal de Tarumã também tem ganhado destaque na região. Um grupo formado por seis meninas: Ingrid Guimarães Placidino, Júlia Pereira Loose, Maria Luiza Pereira Beraldo, Miryan Gomes de Ramos, Nívea Luiza Pereira Gonzaga e Rebeca Midena de Matos, estudantes de Robótica foi classificado para participar, de 11 a 14 de novembro de 2020, da Mostra Nacional de Robótica que acontecerá, virtualmente, apresentando o artigo que propõe o monitoramento dos níveis de oxigenação da água do Lago Tarumã, utilizando a ferramenta Arduíno e simuladores, onde concorrerão a bolsas de estudo do CNPQ Junior.

O projeto das aulas de Robótica faz parte das atividades da Coordenadoria de Informática da FEMA, que visa a formação de futuros talentos para a área de programação. A instituição oferece formação para os cursos de bacharelado em Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Para mais informações sobre o Vestibular da FEMA 2021, ligue (18) 3302-1055. Para mais informações sobre os cursos da FEMA, acesse www.fema.edu.br.
Divulgação
+ VEJA TAMBÉM