Buscar no site

Estudantes do 5º ano de Medicina da FEMA participam de avaliação em ambiente de simulação

A atividade prepara os estudantes para os exames em que eles participarão no futuro, na residência médica

Assessoria de Comunicação - FEMA

  • 31/08/22
  • 10:00
  • Atualizado há 86 semanas

A coordenadoria do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou, no último dia 24 de agosto de 2022, uma simulação de prova prática com os estudantes do 5º ano (décima etapa do curso).

De acordo com o coordenador, professor Dr. Jairo César dos Reis, a simulação é realizada para preparar os estudante para as provas práticas em que eles participarão no futuro. "É uma simulação daquilo que esses estudantes encontrarão nas avaliações práticas dos exames de residência, e não tem nada diferente do que eles já vivenciaram, tanto na enfermaria lá da Santa Casa, como no ambulatório de nossas unidades de saúde", conta o coordenador.

O professor ainda explica como funciona a metodologia da simulação: "Então são cinco estações, onde cada estudante tem doze minutos para realizar uma tarefa. Algumas delas são atividades teóricas, como, por exemplo, o estudante tem que construir uma prescrição médica a partir de um diagnóstico apresentado a ele. Outras tarefas são para eles analisarem um paciente com ascite (líquido no abdômen), por exemplo, então eles têm que identificar o problema e fazer o procedimento necessário para resolvê-lo", explica Jairo.

Divulgação - O curso de Medicina da FEMA procura continuamente atingir uma maior eficácia na qualificação de seus estudantes - Foto: Divulgação
O curso de Medicina da FEMA procura continuamente atingir uma maior eficácia na qualificação de seus estudantes - Foto: Divulgação

Todos os exercícios são acompanhados por um professor, que avalia a performance de cada estudante no exercício e, posteriormente, atribui sua nota. Na atividade realizada no dia 24, participaram os professores Bruno Deo de Oliveira, Freddy Antonio Brito Moscoso, Dr. Marcos Renato de Assis, professora Natanye Lemes Matchil, Me. Maria da Penha Belavenuta e a assessora pedagógica, professora Dr. Shirlene Pavelqueires.

O curso de Medicina da FEMA procura continuamente atingir uma maior eficácia na qualificação de seus estudantes, por isso utiliza-se de estratégias de ensino embasadas em metodologias ativas de aprendizagem. Treinamentos como esse, que simulam condições reais nas quais um determinado procedimento ou comportamento deverá ser empregado, fazem parte do currículo e do projeto pedagógico do curso de Medicina da FEMA.

Receba nossas notícias em primeira mão!