O PIC, que tem como objetivo acrescentar conhecimento e experiências na vida acadêmica de alunos e professores, neste ano teve mais de 140 alunos
inscritos em 50 projetos nas modalidades individual - que contempla as inscrições em pares (um aluno com seu professor orientador) - e 26 em grupos de até 05 alunos, com o objetivo de estimular a interdisciplinaridade entre as graduações.
O resultado divulgado no último dia 19 de fevereiro de 2021 pode ser consultado pelo site da FEMA. Basta clicar em "Pesquisas" no menu principal, em seguida em "Iniciação Científica" e depois é só clicar em "Resultados 2021" para ter acesso à lista de classificados. No site, também é possível ter acesso à lista de espera. De acordo com o professor doutor Alex Poletto, vice-diretor do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA) e coordenador da comissão responsável pelo PIC, "os trabalhos que estão na lista de espera também foram aprovados, mas infelizmente não tem bolsas para todos. Caso, o aluno e professor, optarem em comum acordo, podem realizar a pesquisa de maneira voluntária. Para isso, o orientador deverá solicitar a alteração para voluntário via E-COM direcionado ao Vice-diretor ", esclarece Poletto.
A FEMA acredita que investir em pesquisa é essencial para o desenvolvimento do país. "A pesquisa acadêmica tem o intuito de induzir o pensamento científico, além de promover a interdisciplinaridade, já que alunos de diferentes graduações desenvolvem e contribuem juntos para o mesmo objeto de estudo", fala Poletto. Com vigência de um ano, professores e alunos recebem 10 parcelas da bolsa, de março a dezembro. Os professores a recebem por meio da folha de pagamento e os alunos em desconto no boleto da mensalidade.
Os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano devem ser apresentados no Fórum Científico da FEMA, e consequentemente publicados nos Anais do Fórum. Além disso, as pesquisas são submetidas para congressos e simpósios científicos de outras instituições, bem como os artigos podem ser publicados em sites de pesquisa, livros, anais de congressos e na revista Intelecto, uma revista científica online, produzida pelo IMESA/FEMA voltada para a arte, ciência e cultura.