Buscar no site

FEMA Robótica abre inscrições para nova edição do curso

Serão disponibilizadas mais 28 vagas divididas em duas turmas de 14 alunos, sendo uma pela manhã e outra no período da tarde

Assessoria FEMA

  • 20/08/21
  • 13:00
  • Atualizado há 138 semanas

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) abriu inscrições para mais uma turma do FEMA Robótica, projeto de extensão aberto para a comunidade, voltado a crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio. No curso, o estudante aprenderá o conceito de raciocínio lógico e algoritmos para aprender a programar e realizar missões e atividades básicas de robótica tanto individualmente quanto em grupo e também criará uma pesquisa através do que se chama de metodologia ágil (design think), onde são formadas equipes de alunos que constroem toda uma solução inovadora para solução de problemas enfrentadas em diversas áreas da sociedade e que é possível a resolução de forma eficiente, tecnológica e inovadora através do conceito da robótica.

Nesta nova edição, serão disponibilizadas mais 28 vagas divididas em duas turmas de 14 alunos, sendo uma pela manhã (8h às 11h) e outra à tarde (14h às 17h), ocorrendo duas vezes por semana, segundas e quartas-feiras, com duração total de 75 horas e término em dezembro, em que os melhores e que obtiverem melhor desempenho são convidados ao próximo módulo (avançado) - no qual é destinado para a formação de equipes e preparação para competições como a OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica).

As inscrições estão abertas e todas as informações com link para o formulário de inscrição e edital disponíveis em: https://fema.edu.br/index.php/extensao/exte-robo

Conheça as competições que as equipes do FEMA Robótica já participaram em 2021:

Olimpíada Brasileira de Robótica 2021 (OBR)

Neste ano, por conta da pandemia, esta competição ainda está acontecendo de forma remota e online através da plataforma sbotics, onde os alunos programam e realizam testes em seus robôs em arenas montáveis e oficiais da OBR.

Com base em uma simulação de um acidente, tipo deslizamento de terra, onde o acesso fica extremamente difícil e arriscado para seres humanos, o objetivo da competição é criar robôs capazes de serem enviado à esses lugares de forma que sejam bem sucedidos em identificar o ambiente e movimentações ou calor embaixo da terra que estejam soterrados e, assim, fazer o resgate.

Desde o mês de junho, foram realizados aos domingos amistosos online entre equipes de todo o Brasil, como preparação para as etapas estaduais que começaram neste mês de agosto. A etapa estadual de São Paulo foi realizada neste final de semana, sábado (07) nível 1 e domingo (08) nível 2.

As equipes do FEMA Robótica, formadas por Panzertronic (Assis) e Taruhunters (Tarumã), por meio de uma parceria da FEMA com a Prefeitura de Tarumã, chegaram ao final da etapa assim colocadas:

Panzertronic I de Nível 1 (24ª colocação) com 300 pontos entre 141 equipes inscritas e 63 equipes participantes que fizeram pelo menos um round.

Panzertronic II de Nível 2 (26ª colocação) entre 270 equipes inscritas e 159 que submeteram pelo menos um round da competição.

Tarumã FEMA Taruhunters I de Nível I (50ª colocação) das 63 equipes inscritas.

Tarumã FEMA Taruhunters II de Nível II (115ª colocação) das 159 equipes inscritas.

A divulgação do resultado final, oficial junto com a quantidade de equipes do estado que estarão presentes na etapa nacional no final de outubro será divulgada no dia 30/08. "Com as devidas colocações, acredito que ainda há pequenas chances de sermos selecionados para a etapa nacional com a FEMA Panzertronic II, porém temos que ficar em uma torcida bem forte, pois não será fácil", conta Diogo Lamotta Resino, professor do curso de extensão.

Divulgação

Receba nossas notícias em primeira mão!