Buscar no site

Professor de Enfermagem lança ebook com ex-aluno da FEMA

Assessoria de Comunicação - FEMA

  • 20/09/22
  • 15:00
  • Atualizado há 82 semanas

O professor Dr. Daniel Augusto da Silva, do curso de bacharelado em Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), publicou um livro junto ao egresso João Emanuel Ribeiro Santos, sobre diagnóstico situacional e avaliação em saúde.

"Avalia Saúde. Um Instrumento para Avaliação de Risco, Rastreamento e Diagnóstico Precoce" é um ebook elaborado considerando a História Natural das Doenças e fatores de risco para o desenvolvimento de doenças, e criado partindo da necessidade de melhorar a qualidade das atividades de avaliação de risco.

Segundo o professor Daniel, o ebook concede grandes benefícios para ambos os lados: os profissionais da saúde e a comunidade. "O Avalia Saúde vai auxiliar tanto os próprios alunos da Enfermagem, que poderão usar esse guia nas aulas e eventos do curso, quanto à população. Porque o paciente, ao ser avaliado pelos profissionais de saúde que utilizam este instrumento, terá um diagnóstico mais precoce e orientações para intervenções específicas, que podem prevenir as doenças", conta o professor.

Divulgação - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O enfermeiro João Emanuel Ribeiro Santos diz ter ficado extremamente feliz por fazer parte do projeto, e que contribuiu fundamentalmente para sua formação acadêmica. "A felicidade é grande, e fico mais realizado ainda em saber que esse instrumento poderá ser utilizado por alunos e profissionais da área da saúde, para avaliação de comportamento de risco, rastreamento e diagnóstico precoce, no contexto da atenção primária à saúde. Confesso que foi um pouco cansativa a validação de conteúdo, devido à dificuldade em encontrar jurados para validação, mas nada que vem fácil tem esse gostinho de satisfação e vitória. E claro, nada disso seria possível sem a ajuda do meu querido professor e amigo, Dr. Daniel Augusto da Silva, que se dedicou também ao máximo, me dando suporte e toda ajuda necessária para que isso fosse possível", declara.

O ebook é um produto de pesquisa realizada junto ao Programa de Iniciação Científica (PIC) da FEMA. Está disponível no site da faculdade, na aba "pesquisa", e pode ser visualizado de maneira online pelo link.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais