Buscar no site

Professora assisense orienta pesquisa publicada em revista europeia

Pesquisa detectou a presença de microrganismos em painéis solares no Brasil semelhantes aos encontrados em painéis de outros países

Redação AssisCity

  • 12/11/21
  • 15:00
  • Atualizado há 126 semanas

A professora assisense Iolanda Cristina Silveira Duarte, que atualmente dá aulas de Microbiologia da Universidade Federal de São Carlos, orientou a pesquisa de mestrado da aluna Juliane Moura que estuda a presença de microorganismos em painéis fotovoltaicos, aqueles que transformam a energia solar em elétrica, instalados nas cidades de Sorocaba e Itatiba, no interior de São Paulo.

O resultado da pesquisa foi publicado na revista Microbiology Letters, da Federação das Sociedades Europeias de Microbiologia, e foi escolhido pelos editores do periódico como um dos destaques da edição.

divulgação - Microrganismos localizados podem ser usados na produção de diversos produtos
Microrganismos localizados podem ser usados na produção de diversos produtos

A professora explica que a pesquisa, que durou cerca de um ano, indicou a presença de microrganismos em painéis solares, que são ambientes secos e exposto a radiação solar.

"Observamos que a diversidade microbiana é parecida com outros painéis na Espanha. Estados Unidos, no Ártico e Antártica, e que eles podem abrigar microrganismos com potencial para processos biotecnológicos; esta pesquisa comprovou que mesmo em localizações geográficas distintas, o painel proporciona o desenvolvimento de microrganismos similares e devido a exposição à radiação solar esses microrganismos podem ser usados em protetores solares, na produção de biodetergentes e também de antimicrobianos", conta a professora.

Para acessar a publicação basta clicar no link: https://academic.oup.com/femsle/article/368/16/fnab105/6350555.

divulgação - Aluna Juliane Moura
Aluna Juliane Moura

divulgação - Professora Iolanda Cristina Silveira Duarte
Professora Iolanda Cristina Silveira Duarte

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais