Buscar no site

Saiba como se preparar para a segunda fase dos vestibulares

Pedagoga dá dicas importantes para conquistar a sonhada vaga nas universidades

Divulgação

  • 28/12/22
  • 22:00
  • Atualizado há 69 semanas

No começo do ano, muitos vestibulandos se preparam para prestar a segunda fase dos maiores e mais importantes vestibulares do país, como a Fuvest, Unicamp, Insper, Fatec e FGV. Apesar da alegria de ter superado a primeira etapa, os estudantes sabem que agora não é hora de relaxar, pois a reta final já está se aproximando.

Deste modo, é essencial manter o foco e continuar trabalhando firme para obter a pontuação necessária nas últimas fases e celebrar a tão esperada vaga na universidade. Para ajudar a criar motivação junto à rotina de estudos, Renata Tavares, pedagoga e orientadora educacional da Educação Adventista APSe, listou 5 dicas importantes para os alunos. Confira:

Analisar o edital dos vestibulares (faculdade e curso escolhido) e conferir quais são as disciplinas cobradas. Um dos principais equívocos dos vestibulandos é ignorar o edital disponibilizado pelas instituições. Neste documento é possível entender como funcionam as regras e o cronograma das provas. Alguns candidatos não leem o edital ou não aplicam a atenção necessária e acabam cometendo erros que levam a eliminação.

Estudar conhecimento específico de acordo com a carreira escolhida. Aqui, o estudante precisa se atentar a área de estudo selecionada, como Ciências Exatas, Ciências Humanas e Biologia para dar mais ênfase a questões específicas.

Realizar questões das provas de anos anteriores da instituição em que foi aprovado para a segunda fase. Ao apurar perguntas das aplicações anteriores, fica mais fácil ter uma noção do que é cobrado. A partir daí, é possível criar um planejamento de estudos mais dinâmico sem perder o precioso tempo da reta final.

A maioria das provas da 2ª fase exigem respostas dissertativas, por isso é importante treinar a escrita, organização das ideias e controle do tempo de realização. Engana-se quem acha que treinar a escrita é válido apenas para a redação. Praticar a habilidade de montar respostas discursivas bem estruturadas com base numa boa interpretação do enunciado pode ajudar a disfarçar eventuais erros.

Mesmo sem saber a resposta, deixar a questão em branco nunca deve ser uma opção. Por isso, saber articular uma resposta pode render uma pontuação determinante na hora da classificação.

Receba nossas notícias em primeira mão!