Buscar no site

Senado aprova projeto que suspende pagamento do Fies em 2021

Texto segue para análise da Câmara dos Deputados. Medida também foi tomada em 2020 em razão da pandemia.

G1

  • 08/05/21
  • 16:00
  • Atualizado há 153 semanas

O Senado aprovou nesta quarta-feira (5) um projeto que suspende em 2021 o pagamento de mensalidades do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

O projeto segue para análise da Câmara dos Deputados. Se for aprovado com o mesmo conteúdo pelos deputados, irá para a sanção do presidente Jair Bolsonaro, que poderá sancionar o texto integralmente, parcialmente ou vetá-lo integralmente.

Senado aprova projeto que suspende pagamento do Fies em 2021
Senado aprova projeto que suspende pagamento do Fies em 2021

Na prática, o texto em discussão no Congresso prorroga o prazo de suspensão do pagamento do Fies. Isso porque, no ano passado, em razão da pandemia, o Congresso aprovou e Bolsonaro sancionou a interrupção dos pagamentos das mensalidades até o fim de 2020.

O texto aprovado nesta quarta-feira é de autoria do senador Jayme Campos (DEM-MT). Relator da proposta, Dário Berger (MDB-SC), declarou que, diante da persistência da pandemia e do alto índice de desemprego entre os jovens, a medida é necessária.

"A prorrogação da suspensão de pagamentos ao Fies ajudará a manter os vínculos de estudantes com as instituições de ensino em que se encontram matriculados hoje", afirmou.

"Também servirá para amenizar a já difícil situação em que se encontram muitos estudantes egressos da educação superior, tendo em vista o quadro que assola o país, sobretudo entre a população mais jovem", completou Dário Berger.

O Fies é um programa federal para estudantes de baixa renda financiarem mensalidades do ensino superior.

Crítica de Guedes

Recentemente, o Fies foi alvo de críticas por parte do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Guedes chamou o Fies de "bolsa para todo mundo" e "desastre". Ele também disse que o filho do porteiro "tirou zero na prova" e conseguiu o financiamento.

O Fies, contudo, não concede bolsas, diferentemente do Prouni. O Fies oferece vagas com juro zero para estudantes com renda mensal familiar de um a três salários mínimos e com juros variáveis para alunos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais