30 de Setembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Tupãense de 17 anos quase atinge nota máxima na redação do Enem

Gabriel Gimenez frequentou a ETEC Massuyuki Kawano

"Estudar muito e manter a calma na hora da prova”, este é o conselho de Gabriel Gimenez Vieira, 17 anos, morador de Tupã, que alcançou a nota de 960 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2020. A nota máxima do exame é 1.000 pontos.

O aluno que frequentou ETEC Prof. Massuyuki Kawano contou a reportagem do TupãCity que o estudo passou a fazer parte de sua rotina. Gabriel encerrava o horário escolar às 11h45, ia para casa para almoçar, depois seguia para o estágio, e às 19 horas, voltava para casa e já se dedicava aos estudos novamente.

"Me preparava para o ENEM produzindo pelo menos uma redação a cada 15 dias, também assistia vídeo aulas para complementar aquilo que aprendia na escola. Para atingir os 960 pontos, tive apoio de professores que me ajudavam muito. Montávamos um esquema de redação diferenciado, estilo de um esqueleto de redação que se encaixa em qualquer tema. E assim fui treinando”, explicou o estudante.

Com a nota do exame, o estudante pretende ingressar em uma Universidade Federal para cursar Engenharia Química. "Graças a minha dedicação nos estudos prestei vários vestibulares, sendo aprovado por algumas faculdades. Agora é aguardar uma instituição que possua minha opção de curso”, falou.

Aos futuros candidatos do ENEM, Gabriel aconselhou ainda que manter a calma, "pegar firme” nos estudos e não desanimar é o essencial para obter uma boa nota no ENEM. O estudante disse ainda, que o apoio de professores e familiares é essencial para a motivação.

"É muito importante que a pessoa leia bastante, diariamente, e procure materiais na internet para atingir uma boa nota. Aconselho que leiam redações exemplares, que atingiram a nota mil em exames anteriores. Estudar muito filosofia e sociologia também é essencial, pois citações de filósofos em redações as deixam muito ricas”, aconselhou Gabriel.


Gabriel Gimenez frequentou a ETEC Massuyuki Kawano
Gabriel Gimenez frequentou a ETEC Massuyuki Kawano


+ VEJA TAMBÉM