Buscar no site

Unesp publica editais emergenciais em ação contra a Covid-19

Prazo de inscrição é curto e início das atividades está previsto para as próximas semanas

Divulgação

  • 05/04/20
  • 10:00
  • Atualizado há 210 semanas

A Unesp articula duas iniciativas para publicação de editais visando a busca por soluções ou a redução das consequências da pandemia de coronavírus. A Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas, no campus de Araraquara, abriram inscrições para o ingresso, ainda neste mês, em programas de pós-graduação.

O período de inscrição é curto e o início das atividades previsto ainda para Abril. A rapidez do processo se justifica pela necessidade imposta pela pandemia do Covid-19, objeto das atividades de pesquisa dos futuros alunos.

"A ideia é formar recursos humanos para o enfrentamento da pandemia e receber projetos científicos que possam ser executados rapidamente", diz a professora Célia Regina Nogueira, presidente do Comitê Científico formado na Unesp em resposta à pandemia e assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa.

Em Botucatu, estão abertas cinco vagas distribuídas entre mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia em Clínica Médica. O edital é voltado para alunos da grande área de Ciências da Saúde ou Ciências Biológicas que apresentam projetos de pesquisa com a temática Covid-19.

O período de inscrição vai de 8 a 10 de Abril e o início das atividades está previsto para 30 de Abril. O edital completo pode ser visto neste link.

Divulgação - A ideia é formar recursos humanos para o enfrentamento da pandemia e receber projetos científicos que possam ser executados rapidamente
A ideia é formar recursos humanos para o enfrentamento da pandemia e receber projetos científicos que possam ser executados rapidamente

Em Araraquara, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas abriu inscrições para duas vagas, uma em mestrado e outra em doutorado, para candidatos que apresentem projeto de pesquisa que estejam voltados à criação de conhecimento prático e específico orientado à prevenção e combate à atual pandemia da Covid-19 e ao enfrentamento de novas crises de igual ou maior proporção, hoje e no futuro, envolvendo áreas do conhecimento tais como infectologia, epidemiologia, imunologia, microbiologia, biotecnologia, bioinformática, bioengenharia ou áreas correlatas.

Na mesma linha, o período de inscrições é curto, entre 6 e 12 de Abril, e o processo de seleção ocorre no dia 14, via Google Meet. O edital completo está disponível no link: https://www.fcfar.unesp.br/arquivos/link.

Essas bolsas são parte de uma ação emergencial da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no enfrentamento à Covid-19 e reconhecendo nos programas de pós-graduação um alto potencial para o desenvolvimento de ações orientadas a este e outros objetivos.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais