Buscar no site

Vestibular Unesp 2021 manterá nível de seleção dos anos anteriores

Formato do exame mudou em razão da pandemia; inscrições estão abertas até 27 de novembro

Divulgação

  • 31/10/20
  • 09:00
  • Atualizado há 177 semanas

O Vestibular 2021 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) propiciou uma mudança importante nas provas: a segunda fase, aplicada desde 2010 em dois dias, com questões dissertativas, será realizada em um único dia, 28 de fevereiro, com 60 questões de múltipla escolha (20 de Linguagens e Códigos, 20 de Ciências da Natureza e Matemática e 20 de Ciências Humanas), além de uma redação. Mesmo com a mudança das questões, a Unesp e a Vunesp garantem a manutenção do mesmo grau de seleção da prova.

"Tal medida foi necessária para que a Unesp pudesse mudar seu calendário em função da pandemia de Covid-19, mantendo a divulgação do resultado em 19 de março, uma data que não compromete a programação para os ingressantes de 2021", explica o professor Renato Eugênio da Silva Diniz, superintendente acadêmico da Fundação Vunesp. responsável pelo exame vestibular da Unesp.

"O trabalho de elaboração da prova leva em consideração a necessidade de manter na segunda fase, na Prova de Conhecimentos Específicos, o mesmo calibre dos anos anteriores, com proporções adequadas de questões de baixa, de média e de alta dificuldade, o que nos permitirá avaliar e selecionar bons candidatos para nossos cursos, com perfis diferentes, tanto para os cursos de alta procura quanto os de menor procura", afirma o professor Renato Diniz, superintendente acadêmico da Fundação Vunesp.



A primeira fase, a Prova de Conhecimentos Gerais, será aplicada em 30 e 31 de janeiro (sábado e domingo). Farão prova no primeiro dia os candidatos dos cursos de Biológicas, tradicionalmente mais da metade dos candidatos do Vestibular Unesp. No domingo, 31 de janeiro, a prova será realizada para os candidatos de Exatas e Humanidades, que representaram 45% do total de inscritos no vestibular do ano passado. Na primeira fase, cada candidato responderá a 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de Linguagens e Códigos, 30 de Ciências da Natureza e Matemática e 30 de Ciências Humanas.

O calendário do Vestibular Unesp prevê provas em 35 cidades, sendo 31 no Estado de São Paulo.

O Vestibular Unesp 2021 está com as inscrições abertas até 27 de novembro, pelo site www.vunesp.com.br, com taxa de inscrição no valor de R$ 170. A Universidade oferece redução de 75% aos mais de 450 mil alunos matriculados no último ano do ensino médio da rede pública estadual paulista (inclui as escolas da Secretaria da Educação e do Centro Paula Souza), reduzindo a R$ 42,50 o valor da taxa. Candidatos treineiros se inscrevem com redução de 50% da taxa, também até dia 27 de novembro.

O resultado dos pedidos de isenção e redução de 50% (lei estadual) no pagamento da taxa de inscrição será divulgado em 30 de outubro, próxima sexta-feira. Quem tiver o pedido indeferido ainda poderá inscrever-se no vestibular até 27 de novembro, pagando a taxa de inscrição.

No Vestibular Unesp 2021, serão destinadas 3.829 das 7.630 vagas, ou 50,18% do total, para estudantes egressos de escolas públicas. Dessas vagas, 1.349 (ou 35% das vagas reservadas) serão destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Pelo Sistema Universal (ampla concorrência), são oferecidas 3.801 vagas no vestibular.

Para obter informações sobre todos os cursos da Universidade, acesse o Guia de Profissões da Unesp em www.unesp.br/guiadeprofissoes.

Para tirar dúvidas sobre o vestibular, o candidato pode fazer contato pelo Disque Vunesp - (11) 3874-6300 (em dias úteis, das 8h às 18h) - ou pelo link "Fale Conosco" do site da Vunesp: www.vunesp.com.br/faleconosco. Ou então acessar os sites vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br.

Para ver os vídeos da Unesp, acesse o link www.youtube.com/user/unespimprensa.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos