Buscar no site

Tarcísio de Freitas, do Republicanos, é eleito governador de São Paulo

Ministro de Bolsonaro, Tarcísio foi considerado eleito governador às 19h22. Tarcísio teve 55,35% dos votos; e seu adversário, o petista Fernando Haddad, 44,65%.

G1

  • 30/10/22
  • 19:00
  • Atualizado há 73 semanas

O ex-ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicano) foi eleito neste domingo (30) novo governador de São Paulo. O resultado foi confirmado às 19h22, com 55,35% das urnas apuradas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Tarcísio obteve dos votos , e venceu seu adversário, Fernando Haddad (PT), que obteve 44,65% dos votos 12576778, ou votos. Votos nulos foram e brancos, 10148 (%). O índice de abstenção foi de %.

O estado de São Paulo, que é governado pelo PSDB há 28 anos, perdeu um representante do partido no primeiro turno, com a derrota do governador Rodrigo Garcia, que apoiou Tarcísio no segundo turno.



Divulgação - Tarcísio de Freitas, do Republicanos, é eleito governador de São Paulo
Tarcísio de Freitas, do Republicanos, é eleito governador de São Paulo

No início da campanha, em agosto, Haddad liderou a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, mas viu sua distância diminuir a partir de setembro, quando Tarcísio e Garcia, que tentava a reeleição, começaram a se aproximar. As pesquisas apontaram Haddad liderando o primeiro turno em cima de Tarcísio, mas ele acabou em segundo. No primeiro turno, que ocorreu em 2 de outubro, Tarcísio obteve 9.881.995 (42,32%) dos votos e Haddad, 8.337.139 (35,70%).

Haddad se manteve atrás de Tarcísio nas intenções de voto durante todo o segundo turno. Na reta final, entretanto, o Ipec passou a indicar empate técnico entre os dois. Na apuração, Tarcísio ampliou a margem e ficou quase sempre dez pontos percentuais à frente do petista.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos