Buscar no site

Ciclistas de Assis e Cândido Mota enfrentam desafio de pedalar 400 km de São Paulo a Assis

Prova será realizada neste final de semana

Redação AssisCity

  • 25/02/21
  • 09:00
  • Atualizado há 164 semanas

Um grupo formado por 10 ciclistas de estrada, de Assis e Cândido Mota, participarão da Summer Race 24h, uma prova de resistência que tem por objetivo vencer os 400 quilômetros entre São Paulo e Assis.

divulgação - Ciclistas que participaram da prova em 2019
Ciclistas que participaram da prova em 2019

O ciclista Osvaldo Querino, que organiza e participará da prova, explica que ela é realizada desde 2017, tem limite de duração de 24 horas, e depois da largada só é permitido parar quando chega ao final do percurso, com exceção das paradas para alimentação e pequenos reparos na bicicleta.

"A prova terá início à meia noite do sábado, 27 de fevereiro, saindo do Posto Graal, no Km 35 da Castello Branco, município de Barueri, na região metropolitana. A previsão é que os atletas cheguem entre 15 e 18 horas do mesmo dia", conta.

divulgação - A prova começa sempre à noite, por não ter sol e trânsito ser menor
A prova começa sempre à noite, por não ter sol e trânsito ser menor

Osvaldo conta que a prova é acompanhada por carros de apoio, onde são levados alimentos, água e peças para eventuais consertos. Além de ser essencial para atender algum atleta que não tenha condições de continuar a prova por cansaço, sono, quebra da bicicleta ou até mesmo acidentes que podem ocorrer.

Osvaldo lembra que por mais que a distância seja fora do comum, não é impossível chegar ao final da prova, uma vez que os resultados dos anos anteriores mostram que mais de 80% dos atletas chegaram ao final pedalando.

divulgação - Durante a prova, os problemas mais comuns são pneus furados, mas todos andam com equipamentos para reparos
Durante a prova, os problemas mais comuns são pneus furados, mas todos andam com equipamentos para reparos

"Os atletas podem encontrar vários obstáculos durante o trajeto, como tráfego intenso na saída da capital, vento contrário, chuvas fortes e até mesmo reações com alimentação, que podem provocar o abandono da prova. Como o próprio nome diz, a Summer Race é uma corrida de verão e o sol pode ser o maior desafio a ser vencido, pois a maior parte da prova é realizada sob sol escaldante, asfalto quente e um trajeto não muito amigável para quem pedala", destaca.

divulgação - Equipe que participou da prova de 2019
Equipe que participou da prova de 2019

Desde a primeira edição mais de 30 atletas já participaram da prova, em que o maior desafio é vencer o medo e a desconfiança, uma vez que a viagem é cansativa até para quem viaja de carro.

No ano de 2020, por motivos alheios à organização, além das restrições do Coronavírus, a prova não foi realizada, o que deixou uma lacuna que os atletas pretendem preencher esse ano.

A prova não tem premiação, é organizada e realizada pelos próprios ciclistas, e, de acordo com eles, não vence quem chega primeiro, vence quem chega.

divulgação - Atletas em parte do percurso na Rodovia Castelo Branco
Atletas em parte do percurso na Rodovia Castelo Branco

Receba nossas notícias em primeira mão!