Buscar no site

Fisioterapia da FEMA realiza parceria com VOCEM de Assis

O objetivo da parceria é oferecer aos alunos uma formação voltada à fisioterapia desportiva

Redação AssisCity - Divulgação

  • 31/03/22
  • 15:00
  • Atualizado há 107 semanas

O curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), recentemente, firmou uma importante parceria com o Vila Operária Clube Esporte Mariano (VOCEM) de Assis e começou um acompanhamento dos atletas.

O projeto, idealizado e supervisionado pela professora de Prática Supervisionada em ortopedia e reumatologia, Dra. Mariana de Almeida Lourenço, em conjunto com a coordenadoria do curso de Fisioterapia da FEMA, pretende realizar avaliação postural, do desempenho funcional e aptidão física dos atletas do VOCEM e, a partir da avaliação, realizar um acompanhamento individualizado visando a prevenção de lesões.

Todos os testes são realizados pelos alunos do 5° ano do curso de Fisioterapia da FEMA, que se encontram na Prática Supervisionada em Ortopedia e Reumatologia, sob supervisão docente da professora Dra. Mariana de Almeida Lourenço, que relata que "a ação enriquece enormemente a formação acadêmica desses alunos, com uma experiência única e que pouquíssimas instituições são capazes de proporcionar".

Divulgação - Alunos do 5° ano do curso de Fisioterapia da FEMA e atletas do VOCEM
Alunos do 5° ano do curso de Fisioterapia da FEMA e atletas do VOCEM

Terminando as avaliações, os alunos criarão um protocolo de atendimento com foco em cada aspecto analisado nas avaliações individuais, visando principalmente a prevenção de futuras lesões musculoesqueléticas, acompanhando a tendência científica e o grande foco atual da Fisioterapia Desportiva.

Para a coordenadora do curso de fisioterapia, professora Ma. Maria Eulalia Baleotti, "essa parceria possibilita o aprendizado dos alunos, melhora o rendimento dos atletas e previne as lesões".

Todas as ações do curso de Fisioterapia foram viabilizadas e tem o apoio da Instituição.

Sobre a fisioterapia desportiva

A fisioterapia desportiva é um ramo da medicina do esporte que trata, recupera e busca evitar lesões causadas pela prática de exercícios físicos. Os profissionais especializados nesta área tem como objetivo, proporcionar o retorno à atividade física no menor prazo possível.

O curso de Fisioterapia da FEMA pretende formar um profissional da área da saúde com sólida formação humanista, com perfil generalista que atue em todos os níveis de atenção à saúde, e em todos os ciclos da vida, intervindo, sobretudo, no movimento do corpo humano em todas as suas formas de expressão e de potencialidades.

Receba nossas notícias em primeira mão!