04 de Dezembro de 2022
20º/30º
Notícias - Esporte

Relembre as finais históricas da Copa do Mundo

O clima de Copa do Mundo está presente em diferentes países. Todas as seleções que participarão desse grande evento do futebol mundial movimenta suas torcidas para conseguir ainda mais apoio rumo ao título. Além de trazer muita expectativa para o que está por vir, essa competição também relembra momentos históricos.

Enquanto o mercado de Copa do Mundo 2022 apostas está agitado para descobrir quem vencerá quais jogos, a história nos faz lembrar de algumas finais memoráveis do Mundial. Confira a seguir uma lista com 3 finais históricas de todas as Copas do Mundo.

Fifa.com


Brasil e Itália - 1994

Muitos brasileiros se lembram bem da final de 1994. De um lado, o time brasileiro com Ronaldo, Dunga, Branco, Cafu, Bebeto e diversos outros atletas que marcaram história no Brasil faziam parte do elenco. Já na Itália, atletas como Franco Baresi e Roberto Baggio tinham muita qualidade.

O Brasil conseguiu chegar na final após deixar para trás os Estados Unidos nas oitavas, a Holanda nas quartas e a Suécia na semifinal. Já a Itália passou pela Nigéria na prorrogação, venceu a Espanha por 2 a 1 nas quartas de final e depois eliminou a Bulgária nas semifinais para chegar até a final.

O jogo Brasil x Itália foi muito disputado, com boas chances para ambos os lados. Mas a partida foi decidida mesmo nas penalidades, onde Roberto Baggio, até então craque da Itália, isolou a bola por cima do gol de Taffarel, permitindo que o Brasil conquistasse o tetracampeonato.

Uruguai e Brasil - 1950
Uma edição da Copa do Mundo que ficou marcada para sempre na memória dos brasileiros foi em 1950. A Seleção Brasileira era o país sede e liderou o Grupo 1 com 5 pontos marcados. Espanha, Suécia e Uruguai também se classificaram para o quadrangular final - o formato adotado naquela época.

O Brasil, que tinha em Ademir Menezes o artilheiro da competição, tinha apenas que vencer o Uruguai, sendo que ele já havia goleado a Suécia por 7 a 1 e atropelado a Espanha por 6 a 1. No entanto, os brasileiros perderam para os uruguaios por 2 a 1 e perderam a liderança e a chance de serem campeões do mundo.

Mesmo com o gol de Friaça, aos 2 minutos da segunda etapa, o Uruguai virou com gols de Juan Schiaffino e Alcides Ghiggia, o que acabou dando o título aos uruguaios que comemoraram a conquista em pleno território brasileiro, para delírio dos 173.850 torcedores que foram até o Maracanã assistir ao confronto.

Argentina e Alemanha - 1986
Realizada na Cidade do México, a Copa do Mundo de 1986 também marcou a história de todas as Copas do Mundo. Os argentinos acabaram se classificando em primeiro lugar no grupo A, México, a já extinta União Soviética, Brasil, Dinamarca e Marrocos foram os outros líderes de seus respectivos grupos.

Em segundo lugar no grupo E estava a Alemanha, país que acabou conseguindo passar por Marrocos nas oitavas de final, eliminou o México nas quartas de final e deixou a França para trás na semifinal. Já os argentinos eliminaram o Uruguai, venceram a Inglaterra por 2 a 1 e passaram pela Bélgica para chegar até a final.

Argentina x Alemanha em 1986 foi histórico porque foi o jogo em que os argentinos conseguiram abrir 2 a 0 no placar, com gols de José Luis Brown e Jorge Valdano. No entanto, em menos de 15 minutos, a Alemanha empatou com Karl-Heinz Rummenigge e Rudi Voller. Foi então que, aos 38 da segunda etapa, Jorge Burruchaga confirmou o título dos argentinos, após belo passe do principal jogador da Argentina na época, Maradona.[link="">
+ VEJA TAMBEM