Buscar no site

Após casos na região, saúde de Assis se mobiliza para enfrentar varíola dos macacos

O plano de enfrentamento está sendo finalizado, para assim, preparar toda a rede básica com capacitação e manejo clínico

Divulgação PMA

  • 23/08/22
  • 18:00
  • Atualizado há 87 semanas

Nos últimos meses os noticiários tomaram conta dividindo assuntos entre COVID-19, e agora, a varíola dos macacos. Essa doença não era uma desconhecida no mundo da medicina, mas se concentrava em raras exceções na África. Com uma pandemia que acabou deixando todo o mundo em alerta, esse novo foco coloca nosso país em estado de alerta, e a Secretaria da Saúde de Assis já está se preparando para diagnosticar essa doença.

O plano de enfrentamento está sendo finalizado, para assim, preparar toda a rede básica com capacitação e manejo clínico.

O estado de São Paulo é onde concentra o maior número de casos, a maioria concentrada da região metropolitana. Até a última segunda-feira, 22, o Ministério da Saúde confirmou 2.528 casos. A cidade mais próxima a Assis com caso registrado é Tupã.

Embora tenha baixa letalidade é preciso ficar atento aos sintomas:

Erupções cutâneas ou lesões de pele

Adenomegalia - Linfonodos inchados (ínguas)

Febre;

Dores no corpo;

Dor de cabeça;

Calafrio;

Fraqueza.

As principais formas de transmissão da varíola dos macacos são:

Contato físico próximo com alguém que tenha sintomas;

Contato com as lesões de pele, fluidos corporais e crostas;

Tocar em roupas, roupas de cama e toalhas contaminadas;

Utilizar talheres que uma pessoa infectada usou;

Contato com a saliva contaminada.

O vírus também pode ser transmitido da mãe ao feto a partir da placenta, ou de um pai infectado para seu filho após o nascimento através do contato da pele a pele.

Segundo o Ministério da Saúde o intervalo de tempo entre o primeiro contato com o vírus até o início dos sinais e sintomas é tipicamente de 3 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.

Receba nossas notícias em primeira mão!