Buscar no site

Atleta paraguaçuense Daniel Nascimento vence maratona e conquista o índice olímpico

Na primeira maratona de sua vida, Daniel obteve a melhor marca de um brasileiro desde 2012.

Tv Paraguaçu - Globo Esporte/ Foto: Divulgação COB

  • 24/05/21
  • 14:00
  • Atualizado há 151 semanas

O paraguaçuense Daniel Nascimento conquistou um feito e tanto neste domingo. Ele correu a primeira maratona de sua carreira e de cara garantiu o índice olímpico para Tóquio. Com o tempo de 2h09m04s, Daniel, de 22 anos, venceu a Maratona do Bicentenário em Lima, no Peru.

O corredor superou em mais de dois minutos o tempo mínimo para a classificação para os Jogos Olímpicos que é de 2h11m30s. De quebra, ainda fez o melhor tempo de um brasileiro na prova nos últimos dez anos.

Daniel se junta a Paulo Roberto e Daniel Chaves que também garantiram o tempo mínimo para disputar a prova em Tóquio. Eles ainda aguardam a ratificação das vagas pela Federação Internacional de Atletismo porque segundo o critério de classificação, precisam estar no top 80 do ranking mundial.

O jovem atleta costuma disputar provas de 10 km e 5km e, por isso, surpreendeu ao garantir a vaga olímpica logo na primeira corrida. No ranking da Federação Internacional de Atletismo, ele figura como número 783 do mundo nos 10 km. Em 2019, Daniel foi o melhor brasileiro na São Silvestre, prova que tem 15km, e ficou em 11º no geral. No final do ano passado, ele correu sua primeira meia maratona na Polônia, que acabou servindo de teste para tentar a maratona neste ano.

Atleta paraguaçuense Daniel Nascimento vence maratona e conquista o índice olímpico
Atleta paraguaçuense Daniel Nascimento vence maratona e conquista o índice olímpico

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais