23 de Janeiro de 2022
20º/30º
Notícias - Local

Bombeiros e Polícia Militar começam a atender ocorrências no estado de SP por meio de aplicativos

Aplicativos vão atender inicialmente seis tipos de ocorrências mais comuns solicitadas nas centrais dos Bombeiros e da Polícia Militar do estado de São Paulo e já estão disponíveis nas lojas das principais operadoras de celular do país

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (5) o início das operações de atendimento das centrais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do estado por meio de aplicativos.

Os aplicativos "Bombeiros Emergência" e "190 SP", da Polícia Militar, já estão funcionando em fase de testes para atendimento da população paulista nas principais ocorrências solicitadas pela central telefônica.

Segundo o governo paulista, nos dois aplicativos será possível inicialmente tratar apenas sobre as seis ocorrências mais comuns solicitadas pela população por meio do telefone. Antes de começar a usar, os paulistas devem fazer um cadastro informando os dados pessoais e validar as informações fornecidas através de um token enviado por e-mail.

No caso do aplicativo "190 SP", da PM, as ocorrências mais iniciais que podem ser solicitadas são alarme disparado, aglomeração durante a pandemia da Covid-19, violência doméstica, perturbação do sossego, realização de bailes funks e pancadões, além de desinteligência (brigas) e caso de suspeitos.

"Para essas seis ocorrências, o cidadão que quer fazer uma denúncia não vai precisar mais ligar e ter uma interação por telefone com o centro de operações, a central 190, da Polícia Militar. Isso causa celeridade e conforto maior ao cidadão que vai acionar a polícia. As vezes ele não pode falar. Com o uso do aplicativo a denúncia fica mais eficiente e mais segura no acionamento da Polícia Militar", afirmou o coronel Tardivo em coletivo de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

"Com o aplicativo eu posso fazer a comunicação à Polícia Militar sem ter que aguardar numa fila de atendimento, gerando celeridade também no atendimento. Em breve a gente deve liberar outras ocorrências e a possibilidade de envio de fotos, áudios e vídeos. Até o final desse mês [janeiro> deve estar liberado no aplicativo", completou.

Bombeiros
No caso do aplicativo "Bombeiros Emergência", as principais ocorrências que podem ser solicitadas são as de parada cardiorrespiratória, vítima de acidente de transito, engasgamento, incêndio, afogamento e atropelamento.

O aplicativo tem georeferenciamento permitindo a localização do usuário por meio do GPS do celular.

"Isso facilita em diversas ocorrências, como atendimento em região de mata ou lugares onde não há endereço ou rua cadastradas. Em breve também a plataforma vai permitir o acionamento do bombeiros para todas as ocorrências", disse o coronal Malheiros, do Corpo de Bombeiros.

Segundo o governo paulista, os dois aplicativos já estarão disponíveis nas lojas de aplicativo das principais operadoras de celular do país a partir desta quarta-feira (5).

Os usuários poderão baixar o aplicativo nas lojas virtuais do Play Store para celulares modelo Android e Apple Store da IOS.
G1
+ VEJA TAMBEM