Buscar no site

Empresa de São Paulo compra Rede de Supermercados Avenida

A Casa Avenida está na lista das 20 maiores redes varejistas de alimentos do estado

Redação AssisCity com informações do Valor Econômico

  • 15/06/22
  • 08:00
  • Atualizado há 96 semanas

A Rede de Supermercados Avenida, tradicional empresa varejista de Assis, foi comprada pela Pátria Investimentos, localizada em São Paulo.

A divulgação foi publicada pelo Valor Econômico do jornal O Globo, onde afirma que a Pátria Private Equity IV Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia, fechou em maio a compra da rede, que hoje conta com 21 lojas no interior paulista.

Ainda de acordo com o jornal, a empresa assisense foi avaliada em 2021 com pouco mais de R$ 800 milhões em faturamento. E que a transação foi encaminhada há poucas semanas para uma avaliação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), órgão antitruste brasileiro.

A Casa Avenida, hoje está na lista das 20 maiores redes varejistas de alimentos em São Paulo, com lojas em Assis, Echaporã, Ourinhos, Lins, Cândido Mota, Paraguaçu Paulista, Rancharia, Tupã, Presidente Prudente, Santa Cruz do Rio Pardo, Maracaí e Palmital.

A negociação também envolveu a Casa Avenida Transportes, que realiza serviços do transporte rodoviário de cargas exclusivas para a varejista.

Divulgação - Unidade da Rede Avenida em Lins / Foto: Divulgação
Unidade da Rede Avenida em Lins / Foto: Divulgação

Pátria Investimentos

A transação acelera o plano de crescimento do Pátria em São Paulo, mas a expectativa é que o CADE não faça exigências ao fundo. Até então, o Patria controlava a cadeia Boa Supermercados, de Jundiaí, com 13 lojas. Além desse negócio, o Patria ainda é dono da rede Superpão, de Guarapuava (PR), com cerca de 30 lojas, os Supermercados Germânia, de São Bento do Sul (SC), com seis pontos, e a Tiscoski Distribuidora, em Forquilhinha (SC).

As aquisições fechadas desde 2021 ainda incluem, a Oniz Distribuidora e a CD Sul Logística, também no sul do Brasil, a JR Atacadista e Comércio de Produtos de Higiene, do Maranhão, e a Santa Rosa Comércio Atacadista, ligada ao grupo dono do Boa Supermercados, do interior de São Paulo.

Considerando o faturamento bruto da Avenida, Irmãos Boa, Germânia e Superpão, o Pátria já tem nas mãos um negócio de varejo com vendas brutas anuais de pouco mais de R$ 3 bilhões. Isso coloca o fundo em torno da vigésima posição do ranking anual de supermercados, da Abras.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais