Buscar no site

FEMA realiza colação de grau dos alunos de Direito da turma de 2021

A solenidade aconteceu na última sexta-feira, 28 de janeiro de 2022, no Cine FEMA Piracaia, com público reduzido e transmissão ao vivo

  • 01/02/22
  • 11:00
  • Atualizado há 116 semanas

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) formou os alunos do curso de Direito, turma de 2021, na última sexta-feira, 28 de janeiro de 2022, no Cine FEMA Piracaia, com transmissão ao vivo pelo YouTube da instituição.

Tão aguardada, a colação de grau teve a presença do presidente da FEMA, Arildo José de Almeida; vice-diretor acadêmico do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), Gerson José Beneli; do coordenador do curso de Direito, professor Me. Fernando Antonio Soares de Sá Junior; nome de turma dos formandos do noturno, professor Me. Hilário Vetore Neto; paraninfo dos formandos do diurno, professor Me. Fábio Pinha Alonso; e da patronesse dos formandos do diurno, professora Dra. Maria Angélica Lacerda Marin. O evento também contou com a presença dos professores homenageados, amigos e familiares próximos, e do público reduzido por conta das medidas restritivas.

Em seu discurso, o presidente da FEMA, Arildo José de Almeida, manifesta um prazer imenso pela possibilidade de estar junto aos os alunos novamente. "Depois de todo esse processo que ainda estamos vivendo, é muito bom podermos nos encontrar com toda a segurança sanitária de saúde. Mesmo com todas as dificuldades que passamos, vocês são os melhores da OAB da região, os melhores estão aqui. Porque apesar das dificuldades, todo mundo se dedicou. A instituição, os familiares e vocês, que se esforçaram para podermos chegar nesse momento de muita felicidade. Desejo muito sucesso na profissão, sucesso para vocês, advogados da FEMA", completa Arildo.

O diretor acadêmico do IMESA, Gerson José Beneli, também demonstrou, em seu discurso, sua felicidade pela solenidade presencial. "Estamos muito felizes por recebermos todos vocês depois de um longo período de dificuldades. Para nós é um momento de júbilo vê-los aqui, nesta cerimônia, recebendo o grau de bacharel em Direito. Por isso, gostaria de parabenizar todos os alunos, professores e coordenação do curso", celebra Gerson.

Divulgação - Colação de grau dos alunos de direito
Colação de grau dos alunos de direito

Em um discurso emocionante, o coordenador do curso de Direito, Fernando Sá, fez uma retrospectiva da jornada dos formandos. "Diversas perguntas nos atormentaram no primeiro momento de pandemia. E agora, provavelmente algum cético entre vocês ainda pode pensar que esses dois últimos anos foram perdidos, dizendo 'não aprendemos nada'. Ao cético, talvez a exatidão matemática possa convencê-lo. De 181 aprovados nos exames da OAB em 2021, 135 são alunos da FEMA, nada mais nada menos do que vocês. Realmente vocês são show, e estão nas mãos do ditado popular que diz 'o que não te desafia não te transforma'. Parabéns a todos e muito sucesso", finaliza o coordenador.

O momento de emoção também se estendeu aos pais dos formandos. Para Benedita do Rosário Oliveira Santos, mãe da aluna Simone Aparecida de Oliveira, o momento da colação de grau de sua filha é muito emocionante, devido a todo o esforço empenhado durante a graduação. "Mesmo não podendo, mesmo a gente sendo humilde, vindo da pobreza, graças a Deus esse dia chegou. Eu me sinto muito orgulhosa e às vezes a emoção é tão grande que dá até vontade de chorar, porquê foram seis anos de muito choro, muita luta, muito sofrimento. Nosso maior desafio foi o dinheiro, então a gente fez muita coisa para vender; sonho, pizza, e eu não era aposentada, trabalhava em roça, cortava cana, e ela teve ajuda do padrasto e principalmente dos irmãos", comenta a Sra. Benedita, emocionada.

Para o senhor Tomas Edson Bartolomeu de Oliveira, aluno formando, se graduar em Direito é a realização de um grande sonho. "Essa é uma realização pessoal muito grande! Depois de muita luta, numa idade já diferenciada dos demais da sala. Tive que trabalhar, sustentar família, e ao mesmo tempo ter um bom desempenho nas provas e cumprir tudo que era exigido no currículo da FEMA. Meus colegas e meu filho, que terminou o curso há dois anos, me ajudaram muito. Trocamos muitas ideias, matérias e estudamos junto. Foi tudo muito gratificante e quase inacreditável que estaria aqui, pois esse era um sonho de quarenta anos atrás e não houve possibilidade de realização", comemora o Sr. Tomas Edson.

Receba nossas notícias em primeira mão!