03 de Julho de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Paraguaçuense General Carvalho passa o Comando Militar do Oeste do Exército Brasileiro

Ele deixa o cargo de comandante para assumir a Secretaria de Economia e Finanças do Exército

Nesta quarta-feira, 29 de abril, o paraguaçuense General Lourival Carvalho Silva deixou o cargo de comandante do Comando Militar do Oeste(CMO), do Exército Brasileiro.

A cerimônia ocorreu no Salão de Honra, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e em uma versão reduzida devido à pandemia do coronavírus.

Tradicionalmente, a passagem de comando reúne militares de diferentes lugares do Brasil, mas dessa vez somente algumas autoridades militares estiveram presentes, além do comandante do Exército Brasileiro, General Leal Pujol. O posto de novo Comandante Militar do Oeste General de Exército será ocupado, a partir de agora, pelo também General Fernando José Sant’ana Soares e Silva.

Segundo a assessora de imprensa Camila Dib, que é assisense e faz parte do CMO, o general Carvalho assumirá o posto de Secretário de Economia e Finanças do Exército Brasileiro.

Leia também: Jornalista assisense integra Exército Brasileiro

"Estarei na Secretaria de Economia e Finanças acompanhando a evolução do nosso CMO e sempre pronto a auxiliar no que estiver ao meu alcance", diz.

Divulgação - Paraguaçuense General Lourival Carvalho Silva com a jornalista assisense Camila Dib, que integra o Exército Brasileiro
Paraguaçuense General Lourival Carvalho Silva com a jornalista assisense Camila Dib, que integra o Exército Brasileiro


O General Carvalho também desejou sucesso ao novo comandante.

"Entregar o comando do CMO ao General Soares, camarada de Arma e companheiro de décadas, é motivo de muita alegria e satisfação pessoais. Nosso Comando Militar de Área beneficiar-se-á, e muito, de sua experiência profissional, dinamismo e liderança. Desejo-lhe sucesso e realizações nesta nova e instigante missão, extensivos à sua esposa, senhora Laura", finalizou.

Divulgação - Cerimônia no Salão de Honra em Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Cerimônia no Salão de Honra em Campo Grande, Mato Grosso do Sul


Divulgação - Jornalista Camila Dib, que é assisense e faz parte do CMO
Jornalista Camila Dib, que é assisense e faz parte do CMO


Histórico

General Lourival Carvalho Silva nasceu no dia 10 de dezembro de 1958, em Paraguaçu Paulista. Filho de Anésio Francisco da Silva (In memoriam) e Leonor Carvalho Silva (In memoriam), ele incorporou às fileiras do Exército em 3 de março de 1975, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas-SP, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Cavalaria em 12 de dezembro de 1981.

Ascendeu ao generalato em 31 de março de 2011, foi promovido ao posto de General de Divisão em 31 de julho de 2014 e ao posto de General de Exército em 31 de julho de 2018.

Leia mais: Jornalista assisense Camila Dib acompanha operação do Exército comandada por General de Paraguaçu

Seus principais cargos, dentre outras funções exercidas, foram:

- Instrutor do Centro de Instrução de Aviação do Exército, em Taubaté-SP;
- Instrutor na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro;
- Comandante da Escola de Administração do Exército e Colégio Militar de Salvador, em Salvador-BA;
- Comandante Militar do Oeste, Campo Grande-MS.
- Oficial do Gabinete do Comandante do Exército;
- Chefe da Seção de Promoções de Graduados da Diretoria de Avaliação e Promoções;
- Subchefe da Assessoria de Planejamento e Gestão do Departamento Geral do Pessoal e Assistente do Chefe do Departamento Geral do Pessoal, cargos exercidos em Brasília-DF;
- Observador Militar na Missão de Observadores Militares Equador/Peru, e,
- Adido do Exército junto às Embaixadas do Brasil na França e Bélgica;

Divulgação - Paraguaçuense General Lourival Carvalho Silva
Paraguaçuense General Lourival Carvalho Silva


Como oficial general, o paraguaçuense foi Diretor do Serviço Militar, em Brasília-DF; Comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Dourados-MS e Diretor de Educação Técnica Militar, na cidade do Rio de Janeiro; Diretor de Avaliação e Promoções, Brasília-DF; Comandante da 5ª Divisão de Exército Curitiba-PR e Comandante Militar do Oeste, Campo Grande-MS.

Das condecorações com que foi agraciado, destacam-se a Ordem do Mérito da Defesa, Mérito Militar Grã-Cruz, Mérito Naval, Mérito Aeronáutico e Judiciário Militar; Medalha Militar de Ouro com passador de Platina; Medalha do Pacificador; Medalha Marechal Hermes de bronze com uma coroa; Medalha Marechal Osório; Medalha Marechal Trompowsky de prata; além de cinco condecorações estrangeiras.

Divulgação - General Carvalho assumirá o posto de Secretário de Economia e Finanças do Exército Brasileiro
General Carvalho assumirá o posto de Secretário de Economia e Finanças do Exército Brasileiro


Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação CMO
+ VEJA TAMBÉM