Buscar no site

Paraguaçuense volta após um mês nos EUA com despesas pagas pela escola

O estudante do Colégio Agrícola Ruan Figueiró, foi contemplado pelo Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza

Redação Paraguacity

  • 31/03/11
  • 00:00
  • Atualizado há 681 semanas

Durante um mês, o jovem paraguaçuense Ruan Figueiró da Costa, de 17 anos, teve a oportunidade de conhecer os Estados Unidos e estudar inglês com todas as despesas pagas. O estudante da Escola Técnica Estadual Augusto Tortolero Araújo, o Colégio Agrícola, foi contemplado junto com outros 124 estudantes das ETECs e FATECs do Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza.

Ruan viajou no último dia 26 de fevereiro com destino a Portland, estado do Oregon (EUA), e desembarcou no Brasil no dia 27 deste mês. Com apenas uma palavra, Ruan descreve a sensação que sentiu em conhecer outro país, "incrível".

Durante o período em que esteve em Portland, o jovem foi assessorado por uma equipe brasileira especializada em intercâmbios e durante todo o dia já tinha uma programação definida. O estudante explicou que no período da manhã, a escola em que ele frequentava proporcionava passeios aos diversos pontos da cidade, e à tarde, estudava inglês.

"Me impressionei muito com a organização deles, a cidade é muito limpa, super organizada, o transporte público funciona muito bem e a cidade era cheia de árvores", lembra Ruan.

O paraguaçuense que só havia aprendido a língua inglesa durante o Ensino Médio no Colégio Agrícola sentiu na pele a dificuldade para se comunicar. "Eu não conseguia entender o que eles falavam e eles não entendiam o que eu falava. Foi difícil", explica.

Nada de presentes ou mimos, na bagagem de volta, o garoto trouxe apenas fotos e as lembranças de momentos, passeios e lugares inesquecíveis. "Não imaginava e nem mesmo teria condições de ir para os Estados Unidos e nem mesmo para um país vizinho nosso", conta Ruan.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais