Buscar no site

Peça teatral de Paraguaçu vence concurso nacional e ganha temporada no RJ: 'Muito gratificante', diz autor

Espetáculo 'Trívia', que estreou no último domingo (12) em Paraguaçu Paulista, terá temporada de oito dias na capital carioca em janeiro de 2022 como premiação pela vitória no Concurso Nacional de Dramaturgia Flavio Migliaccio.

G1

  • 14/12/21
  • 14:00
  • Atualizado há 119 semanas

O espetáculo teatral "Trívia", do autor de Paraguaçu Paulista (SP) Danilo Salomão, fará uma temporada de oito dias no Rio de Janeiro em janeiro do próximo ano. Essa temporada carioca é o prêmio que a montagem ganhou pela vitória, em maio deste ano, no 1º Concurso Nacional de Dramaturgia Flavio Migliaccio.

Ao g1, Danilo Salomão explicou que a peça, o 11º texto de dramaturgia do autor e que e explora o tema abandono na velhice, foi a única premiada de São Paulo. Na história, os três personagens, Alzira, Geraldo e Leopoldo, se encontram em determinado ponto da vida e, então, dividem o tempo que lhes resta.

"A ideia central da montagem é colocar os idosos como protagonistas, e também fazer o público transformar a maneira de olhar e colocar em pauta a humanidade dessas personagens que, independentemente da idade, tem desejos, frustrações e sonhos", diz.



Divulgação - Danilo Salomão explicou que a peça
Danilo Salomão explicou que a peça "Trívia", 11º texto de dramaturgia do autor, foi a única premiada de São Paulo e conta sobre o abandono na velhice — Foto: Danilo Salomão /Divulgação

"Trívia" estreou no domingo (12) no Cine Teatro Lucila Nascimento, em Paraguaçu Paulista. Danilo explica que, apesar de ter apenas 37 anos, o desenrolar da escrita sobre os idosos foi tranquilo, pois as personagens surgiram junto à ideia de maneira fluída em 2019. Inclusive, em 2020 foi finalizado e publicado em formato de livro virtual.

"Enquanto escrevia refletia sobre as questões que permeiam as pessoas da 'terceira idade'. Criei a peça pensando em provocar a reflexão a cerca dessas pessoas. Eu finalizei o texto e publiquei como livro, mas mantinha meu desejo de ver o espetáculo no palco. Então, ele ficou guardado até essa estreia de domingo, dado o momento de otimização da pandemia", comenta.

Divulgação - Espetáculo teatral de autor de Paraguaçu Paulista conta a história de três idosos abandonados na velhice — Foto: Danilo Salomão /Divulgação
Espetáculo teatral de autor de Paraguaçu Paulista conta a história de três idosos abandonados na velhice — Foto: Danilo Salomão /Divulgação

Ainda segundo Danilo, quando ficou sabendo do Concurso Nacional de Dramaturgia, a princípio não achou que tinha um texto que pudesse representar o estado de São Paulo. Mas, incentivado pelo companheiro, enviou o trabalho.

"A premiação foi virtual por conta da pandemia e eu consegui assistir. Estava descrente de que ganharia quando anunciaram outro nome para o segundo lugar, mas de repente, escutei meu nome. É muito gratificante ter um trabalho reconhecido, principalmente por saber que eram mais de 120 autores na competição", relembra.

Divulgação - Enquanto escrevia a peça teatral, Danilo Salomão refletia sobre as questões que permeiam as pessoas da 'terceira idade' — Foto: Danilo Salomão /Divulgação
Enquanto escrevia a peça teatral, Danilo Salomão refletia sobre as questões que permeiam as pessoas da 'terceira idade' — Foto: Danilo Salomão /Divulgação

Como prêmio da competição, a Companhia Bambolina fará uma temporada da peça no Teatro Solar de Botafogo no Rio de Janeiro (RJ) com oito dias em cartaz no mês de janeiro de 2022. O autor revela que não pensa em parar na cidade carioca.

"O espetáculo fica em cartaz nas sextas e sábados, sempre às 20h30. Voltando do Rio, queremos apresentar uma temporada na região centro-oeste paulista, porque acredito ser um espetáculo capaz de gerar essa discussão sobre os idosos", salienta.

Serviço

Classificação: 12 anos

Datas: 7, 8, 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de janeiro de 2022

Local: Teatro Solar de Botafogo - Rua General Polidoro, 180 - Botafogo

Horário: 20h30

Duração: 80 min.

Ingressos R$ 60 (inteira) - R$ 30 (meia); compre pelo site.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos