Buscar no site

Prefeitura fará levantamento da quantidade de árvores existentes no município

O inventário arbóreo indicará a localização de cada árvore por endereço residencial, a quantidade e espécies existentes no município.

Redação Paraguacity

  • 15/04/11
  • 00:00
  • Atualizado há 679 semanas

Imagem aérea de Paraguaçu Paulista

Deverá começar nos próximos dias, um levantamento proposto pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente que irá contabilizar todas as árvores que existem na cidade. A pesquisa que criará um inventário arbóreo será aplicada por aproximadamente 50 alunos do curso de Agronomia da Faculdades Gammon.

Segundo o coordenador do projeto, Fanlei Berttoti Cunha, esse estudo trará uma série de benefícios. "A ideia é que a partir do levantamento das espécies a gente possa planejar a arborização da cidade", ressalta Cunha.

Fanlei destacou ainda que, o inventário arbóreo indicará a localização de cada árvore por endereço residencial, a quantidade e espécies existentes no município. Além disto, os estagiários irão analisar as condições de cada uma, possibilitando, posteriormente, um melhor manejo.

"Depois eu posso fazer um calendário de poda das árvores que eu sei que estão embaixo de fiação, por exemplo", explica o coordenador do estudo.

Fanlei contou ainda que, o sucesso da pesquisa será possível com parcerias que a Prefeitura Municipal realizou, como com a Faculdade de Agronomia, que irá indicar os alunos, e com uma empresa de informática que desenvolverá gratuitamente um software que irá conter dados da pesquisa.

"Num clique no computador, você digita o endereço, a gente vai saber se na frente da casa de tal pessoa ou em tal endereço tem tal árvore", conclui.

Após o início, Fanlei Bertotti Cunha estima que, a pesquisa deve ter a duração de três a quatro meses.

Receba nossas notícias em primeira mão!