Buscar no site

Verão começa nesta terça-feira e previsão é de chuvas intensas e altas temperaturas

A terça-feira será o dia mais longo do ano, chamado de Solstício de Verão

Redação AssisCity/ Imagem: Mundozinhos

  • 21/12/21
  • 10:00
  • Atualizado há 122 semanas

O hemisfério sul recebe nesta terça-feira, 21 de dezembro, o primeiro dia do verão 2021/2022, e as previsões são de altas temperaturas e chuvas intensas.

O período que dura do dia 21 de dezembro de 2021 até 20 de março de 2022 promete ser afetado principalmente pelo fenômeno climático conhecido com 'La Niña', que é o resfriamento anormal do pacífico sul.

Segundo o professor de geografia, Thiago Hernandes, o Centro-Sul, região que a cidade de Assis se encontra, terá altas temperaturas e chuvas instáveis.

"O fenômeno 'La Niña' tem a previsão de que os dias comecem com temperaturas amenas, mas em seu decorrer vá aumentando e chegue a máximas de 34°. Além disso, as chuvas ficam instáveis, tanto em volume quanto nos momentos de ocorrência", explica.

O professor deu como exemplo a intensa chuva que caiu sobre Assis no dia 15 de dezembro, quando a precipitação, segundo o Centro Integrado de Informações Agrometereológicas (CIIAGRO), registrou 76,2 milímetros em apenas 24h.

"Esse é um dos exemplos do que vai acontecer no verão 21/22, já que a intensidade e os momentos de ocorrências ficarão instáveis", finaliza.

Receba nossas notícias em primeira mão!