Buscar no site

Vigilância Sanitária alerta para surto de Covid-19 em clínica de idosos em Paraguaçu Paulista

Dos 15 idosos da clínica, três testaram positivo para a doença, além de dois funcionários. Secretaria de Saúde informou que está controlando a situação

G1

  • 18/06/20
  • 14:00
  • Atualizado há 197 semanas

A Vigilância Sanitária fiscalizou uma clínica de idosos de Paraguaçu Paulista (SP) e apontou para um possível surto de coronavírus entre os idosos do local. Na segunda-feira (16), o órgão protocolou um ofício na Santa Casa para alertar sobre a situação e pedir uma atenção especial aos moradores da clínica.

A secretária de Saúde, Cristiane Bonfim, informou que, assim que a prefeitura soube das suspeitas de coronavírus, testou todos os 15 idosos da clínica. Três deles tiveram o resultado positivo para Covid-19, além de dois funcionários.

Segundo a secretária, os funcionários foram afastados e os idosos isolados dentro da clínica. Uma idosa precisou ser internada na UTI.



"Assim que os casos deram positivo, a Vigilância Sanitária e Epidemiológica entraram, junto com a clínica, e tomaram todas as providências, isolando os positivos e preservando os demais. Nós estamos monitorando todo o processo de trabalho e o cuidado com eles foi revisto", explica Cristiane.

TV TEM - Segundo a secretária de Saúde, os funcionários foram afastados e os idosos isolados dentro da clínica
Segundo a secretária de Saúde, os funcionários foram afastados e os idosos isolados dentro da clínica

De acordo com a secretária, o ofício foi protocolado na Santa Casa para que a equipe de saúde tivesse um olhar mais cuidadoso e valorizasse os sintomas dos idosos da clínica que viessem a procurar o hospital, já que alguns moradores testaram positivo para Covid-19.

A TV TEM tentou contato com o dono da clínica de idosos, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.

Flexibilização

Até a manhã desta quinta-feira (18), Paraguaçu Paulista tinha 24 casos confirmados de coronavírus e uma morte.

A cidade está na fase laranja do Plano São Paulo, mas decidiu aumentar a flexibilização por conta própria, abrindo academias e restaurantes com consumo no local. Na prática, a cidade está na fase verde do plano de flexibilização.

TV TEM - Vigilância protocolou um ofício na Santa Casa para alertar sobre a situação e pedir uma atenção especial aos moradores da clínica
Vigilância protocolou um ofício na Santa Casa para alertar sobre a situação e pedir uma atenção especial aos moradores da clínica

"Na época da decisão, foram estudados todos os critérios e a gente tinha zero casos de coronavírus e uma rede de saúde estruturada para que a gente pudesse avançar", alegou a secretária.

Diante disso, Cristiane explicou que a prefeitura pretende elaborar estratégias com a associação comercial do município para melhorar o isolamento social na cidade, que está longe do esperado, segundo ela. A secretária também informou que, se considerar necessário, a prefeitura vai retroceder na flexibilização.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos