Buscar no site

Buraco gigante aparece no Atacama e chama atenção

Autoridades locais puseram em prática protocolos de segurança para evitar acidentes. Buraco apareceu em área de mineração.

Portal G1

  • 03/08/22
  • 16:00
  • Atualizado há 89 semanas

Buraco gigante aparece no Atacama, Chile — Foto: REUTERS
Buraco gigante aparece no Atacama, Chile — Foto: REUTERS

As autoridades do Chile começaram a investigar na segunda-feira (1º) um misterioso buraco de cerca de 25 metros de diâmetro que apareceu no fim de semana em uma área de mineração no norte do país.

A mídia chilena mostrou imagens aéreas do sumidouro em terra operada por uma mina de cobre canadense Lundin Mining LUN.TO, a cerca de 665 quilômetros ao norte da capital Santiago.

O Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) disse tomou conhecimento do incidente no sábado (30 de julho) e enviou equipe especializada para a área, segundo o divulgado pelo diretor da agência, David Montenegro, em comunicado.

O comunicado também afirma que há uma distância de quase 200 metros até o fundo e que nenhum material foi detectado lá.

O prefeito da região de Tierra Amarilla, Cristobal Zuniga, disse à mídia local que o buraco é uma consequência das atividades extrativistas inconscientes e desmedidas que são realizadas na área.

A Sernageomin anunciou o fechamento de áreas desde a entrada do canteiro de obras da mina de Alcaparrosa, localizada próximo ao buraco.

A Lundin Mining não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. A Lundin Mining detém 80% da propriedade e o restante é detido pela japonesa Sumitomo Corporation.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais