Buscar no site

Dia Internacional da Cerveja é comemorado nesta sexta; veja curiosidades sobre a bebida

Data foi criada em 2008 nos EUA

G1

  • 04/08/17
  • 16:00
  • Atualizado há 346 semanas

e a sexta-feira já tem fama de ser o melhor momento para o happy hour com os amigos ou para encontrar o pessoal da firma, hoje a desculpa é maior ainda: a comemoração do Dia Internacional da Cerveja.

A data foi criada na Califórnia (EUA) em 2008, e é celebrada na primeira sexta-feira do mês de agosto, durante o verão do hemisfério norte. Neste ano, a celebração acontece no dia 4 de agosto, em mais de 200 cidades do mundo.

Tem até site oficial para a data, com direito a contagem regressiva, e uma espécie de manifesto. O propósito da comemoração se divide em três pontos: reunir os amigos, celebrar as pessoas dedicadas que servem a cerveja, e unir o mundo ao levantar os copos de cerveja em diferentes países e culturas pelo mundo.

Haja piscina!

Segundo um levantamento da Kirin Holdings, empresa japonesa de bebidas, foram consumidos cerca de 183,7 bilhões de litros de cerveja em 2015, o bastante para encher mais de 73 mil piscinas olímpicas.

O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking dos países produtores de cerveja, ficando atrás da China e dos EUA. No entanto, está na 26ª posição em relação ao consumo per-capita, com 67,7 litros por ano, em média.

A campeã isolada é a República Tcheca, com impressionantes 142,4 litros por pessoa, ao ano.

Moderação que faz bem

Desde que consumida em pouca quantidade, a cerveja também pode trazer benefícios à saúde. Um estudo espanhol concluiu que tomar o equivalente a dois chopes depois do exercício físico pode ser tão eficiente quanto beber água.

Além disso, pesquisadores da Suíça confirmaram em 2016 que um copo de cerveja torna as pessoas mais sociáveis - mas isso a gente já sabia.

O estudo também aponta que uma cervejinha reforça a empatia emocional, ajuda no reconhecimento de feições alegres e, olha só, até dá uma turbinada na excitação sexual.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos