05 de Julho de 2022
20º/30º
Notícias - Mundo

Igreja Católica não pode abençoar as uniões do mesmo sexo, diz Vaticano

Uma decisão da Congregação para a Doutrina da Fé foi publicada pelo Vaticano. De acordo com o texto, a norma teve o apoio do Papa Francisco.

O Vaticano afirmou, nesta segunda-feira (15) que padres e outras autoridades da Igreja Católica não podem abençoar uniões entre pessoas do mesmo sexo e que, se isso acontecer, elas não seriam oficiais.

O departamento do Vaticano responsável pela doutrina oficial, a Congregação para a Doutrina da Fé, publicou uma resposta a questões em algumas paróquias sobre o impacto dessas bênçãos, que eram enxergadas como uma sinalização favorável aos gays dentro da Igreja. A resposta da Congregação foi negativa.

O documento afirma que não é lícito abençoar uma relação ou parceria, ainda que estável, que envolve atividade sexual fora do casamento, "como é o caso de união entre pessoas do mesmo sexo".

O Papa Francisco aprovou a resposta, de acordo com a Congregação para a Doutrina da Fé.

O texto diz que não pretende que a mensagem seja uma discriminação injusta, mas, sim, uma lembrança da verdade da liturgia.

Esses bênçãos não são permitidas nem mesmo se forem uma forma sincera de acolher os homossexuais e ajudá-los a encontrar a fé.

A Congregação disse na nota que a união entre um homem e uma mulher é um sacramento ligado ao casamento, e que a bênção não pode ser ampliada para casais do mesmo sexo.

"Não é lícito dar bênção a relacionamentos, até mesmo aos estáveis, que envolvam atividade sexual fora do casamento (ou seja, fora da união indissolúvel de um homem e uma mulher, aberto à transmissão da vida ), como é o caso das uniões entre pessoas do mesmo sexo ", afirma-se no texto.

Divulgação Internet - Imagem de 2016 mostra grupos católicos contra o casamento gay em frente ao prédio do Congresso, em Buenos Aires — Foto: AP
Imagem de 2016 mostra grupos católicos contra o casamento gay em frente ao prédio do Congresso, em Buenos Aires — Foto: AP

Portal G1
+ VEJA TAMBEM

Olhe para o céu! Vênus e Júpiter estarão em conjunção neste final de semana

Fenômeno poderá ser visto em todo o Brasil, de acordo com o Observatório Nacional.

Rincón, ex-jogador de futebol, morre aos 55 anos na Colômbia

Ídolo no Brasil e em seu país natal não resistiu aos ferimentos após ter o carro atingido por um ônibus na Colômbia, na última segunda-feira (11); jogador teve traumatismo craniano e passou por um delicada cirurgia, mas não sobreviveu.

Adolescente morre após ficar preso em 2 metros de tentáculos de água-viva

A fatalidade ocorreu na praia de Eimeo, em Queensland, na Austrália. Kirby Dash comemorava o aniversário da mãe no local

Rússia ataca a Ucrânia com bombardeios em várias cidades, inclusive em Kiev

O gabinete presidencial da Ucrânia informou que mais de 40 militares do país morreram durante os ataques realizados pelas forças da Rússia contra bases aéreas e unidades militares no território ucraniano

8 crianças morrem em ataque de Israel a Gaza; prédio de TV colapsa

Dez pessoas de uma família palestina, incluindo oito crianças, foram mortas neste sábado por mísseis israelenses, que atingiram ainda um prédio que abriga a agência de notícias Associated Press e a emissora Al Jazeera.

Morre o Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth, aos 99 anos

Palácio de Buckingham anunciou que o marido de Elizabeth II morreu nesta sexta-feira. A causa ainda não foi revelada. Em fevereiro, ele passou por uma cirurgia do coração.

- Veja a lista completa