Buscar no site

Menino gasta 100 mil euros por engano em publicidade e Google perdoa dívida

O adolescente cometeu um erro e contraiu a divida contratando publicidade online. A intenção era buscar a fama de sua banda

Bonde

  • 05/10/16
  • 17:00
  • Atualizado há 390 semanas

Um menino espanhol de 12 anos teve uma dívida de R$ 100 mil euros pelo Google. O adolescente cometeu um erro e contraiu a divida contratando publicidade online. A intenção era buscar a fama de sua banda.

José Javier, estudante de Torrevieja, província de Alicante (leste), criou em agosto uma conta em uma ferramenta do Google chamada AdWords, com a ideia de ganhar dinheiro com vídeos musicais no YouTube, mas, na verde, o que ele realmente fez foi comprar espaços publicitários.

Uma fonte do Google indicou à AFP que a empresa entende que "tudo foi um erro e que (o jovem) fez isso de maneira inconsciente, um menino de doze anos não quer gastar 100.000 euros (112.000 dólares)".

O Google, o gigante da internet dono do YouTube, anunciou na véspera que não havia "recebido dinheiro por parte deste usuário" e que cancelava o "saldo pendente do AdWords", em um comunicado no qual não explicava a razão.



A ferramenta AdWords permite desenvolver uma campanha na internet ao inserir publicidade em conteúdos de páginas como YouTube, mas o usuário precisa ser maior de idade para criar uma conta.

"Pensava que estava ganhando dinheiro, e não o contrário (...) e queria comprar instrumentos" para a banda na qual toca trompete, Los Salerosos, explicou ao jornal El País a mãe de José Javier, Inma Quesada.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos