Buscar no site

Acidente deixa cavalo ferido na Avenida Perimetral em Assis

Problema de animais soltos em vias públicas já é enfrentado há anos na cidade

Redação AssisCity

  • 03/06/23
  • 09:00
  • Atualizado há 45 semanas

Na manhã deste sábado, 3 de junho, um cavalo foi atropelado no meio da Avenida Perimetral em Assis. Fotos do animal ferido foram enviadas ao Portal AssisCity, acompanhadas de pedidos de ajuda para seu resgate.

Ainda não se sabe as circunstâncias exatas do acidente, mas há a possibilidade de que um veículo tenha colidido com o cavalo. Ao lado do animal ferido, outro cavalo estava na rua, mas sem sofrer ferimentos.

Divulgação - Cavalo foi atingido e ficou caído no meio da Avenida - Foto: Divulgação
Cavalo foi atingido e ficou caído no meio da Avenida - Foto: Divulgação

Esse episódio traz à tona um problema que a Prefeitura de Assis enfrenta há quase uma década: a presença de animais de grande porte, especialmente cavalos e éguas, circulando livremente pelas vias públicas da cidade. Desde o início de 2021, a administração municipal tem realizado apreensões desses animais, de acordo com a Lei Municipal n° 7.009, através de ações coordenadas pela Defesa Civil.

O serviço de recolha é realizado por agentes da defesa civil, forças de segurança, Corpo de Bombeiros ou agentes e empresas credenciadas. Após o recolhimento, os animais são encaminhados ao Posto de Monta, onde recebem cuidados veterinários e são avaliados clinicamente.

No entanto, é responsabilidade dos proprietários dos animais arcarem com os custos da apreensão, multas diárias e eventuais tratamentos necessários para garantir a saúde dos cavalos. Caso os proprietários não se apresentem e não assumam a responsabilidade pelos animais no prazo de sete dias, os cavalos são encaminhados para adoção.

Os custos mínimos para a cobertura das despesas de transporte e diária de estadia são estipulados em 6 UFESPs (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), totalizando R$ 191,82. Caso os animais permaneçam por mais tempo no Posto de Monta, haverá acréscimo de dois UFESPs por dia extra, além de possíveis despesas com medicamentos e consultas veterinárias.

Em casos de reincidência dentro de um período de dois meses, os proprietários dos animais serão sujeitos a multa adicional de 4 UFESPs. É fundamental que os donos assumam a responsabilidade e compreendam que soltar cavalos ou qualquer outro animal de grande porte nas ruas representa um risco grave à comunidade, expondo pessoas a perigos e danos significativos.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais