05 de Dezembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » REGIÃO

Ave Carcará é fotografada na Valter Antônio Fontana em Assis

A ave de rapina faz parte da família dos falconídeos

Nesta quinta-feira, 28 de outubro, o assisense Wagner Moraes registrou a beleza da ave Carcará, ou Caracara Plancus, que pousou na Avenida Valter Antônio Fontana em Assis.

A Carcará é uma ave imponente e chama a atenção por sua beleza, conhecida por ser da família dos falcões, é predadora generalista, alimenta-se de animais vivos ou mortos, caça lagartos, cobras, sapos e caramujos. É também uma ave comedora de carniça e pode ser visto facilmente voando ou pousado junto a urubus.

Divulgação - Ave Carcará pausa em Avenida de Assis
Ave Carcará pausa em Avenida de Assis


A ave de rapina pode chegar a medir 60 centímetros da cabeça até a cauda, é identificada por possuir uma espécie de solidéu preto em cima da cabeça, assim como um bico adunco e alto, que parece uma lâmina de um cutelo, tendo a face inteira vermelha.

Muitas lendas falam sobre Carcará. Algumas tribos indígenas acreditavam que a ave era da mau gouro, já outras que a ave era símbolo de poder e resistência.

De acordo com o Folclore Brasileiro, a ave é simbolo de tristeza e maldade, já no sertão do Ceará é vista como símbolo da crueldade.
Redação AssisCity
+ VEJA TAMBÉM