Buscar no site

Céu e sol apresentam coloração intensa em Assis

O fenômeno tem atraído a atenção da população

Redação AssisCity

  • 30/09/20
  • 11:00
  • Atualizado há 185 semanas

O sol e o céu alaranjados durante o nascer e o se pôr têm chamado a atenção dos moradores de Assis e região nesta semana, que também se atentam para sua aparência maior.

O fenômeno se deve ao contato dos raios solares com os obstáculos que estão na atmosfera devido à falta de chuvas.

Habitualmente, o céu apresenta cor azulada que se deve ao fenômeno óptico chamado dispersão e à cor branca da luz solar. O branco resulta da soma das sete cores do arco-íris, o violeta, o azul, o anil, o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho. Quando os raios solares atravessam a atmosfera terrestre uma parte destes raios luminosos se dispersas em diversas direções nas partículas que se encontram na atmosfera (Nitrogênio, Oxigênio, Dióxido de Carbono entre outros). Isso faz chegar aos nossos olhos as cores que conhecemos quando olhamos para o céu.

AssisCity - Tom alaranjado é mais visível quando se tem uma atmosfera mais seca
Tom alaranjado é mais visível quando se tem uma atmosfera mais seca

No entanto, à medida que o sol vai se pondo ou nascendo, seus raios luminosos têm que atravessar um pedaço maior da atmosfera, colidindo com mais obstáculos que vão desde os gases que compõem a atmosfera até mesmo poeira da superfície e poluição provocada pelas cidades.

No nascer ou no pôr do sol, até as ondas longas laranja e vermelho, acabam trombando e se desviando, avermelhando gradativamente o horizonte, embora o resto do céu continue azul.

Esse tom alaranjado é muito mais visível quando se tem uma atmosfera mais seca, com ventos na vertical de cima para baixo que não permitem que a sujeira da parte baixa da atmosfera se dissipe para pontos altos da atmosfera, ou seja, próximo de nós fica uma atmosfera mais suja, mais poluída de partículas, como poeira e fumaça, contribuindo para um pôr e nascer do sol mais alaranjado ou avermelhado.

divulgação

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais