O torneiro foi realizado na 'Arena Jaime Costa', no bairro rural Água do Pinheiro, homenageando o morador mais antigo do bairro, 'Jovino Bernardino dos Reis'.
A Secretaria de Esportes e de Cultura, foram as organizadoras do evento, que reuniu os times Água da Figueira, Água da Fortuna, Água do Pinheiro, Cervinho, Chácara Rezende, Chácara Santo Antônio, Pinguela e Barra Mansa.

Além do futebol, o cantor assisense Eduardo Vidal soltou a voz e animou a tarde dos torcedora com música ao vivo. A ideia dos secretários Emerson Gonçalves e César Nunes era unir o esporte e a cultura, promovendo lazer para a população.
Segundo o secretário César, 1º Torneio Bola e Viola foi um sucesso, promovendo a integração das famílias da Zona Rural, durante 8 sábados. "Quero agradecer a Deus primeiramente, por esse evento lindo, que além do futebol, teve as apresentações musicais, por meio da parceria com a Secretaria de Cultura, reunindo familiares e amigos. Isso é resultado de muito trabalho e dedicação de todos os organizadores e ao prefeito José Fernandes e o vice, Aref Sabeh, que deram total apoio ao torneio', destaca.

César informa ainda que em breve será realizada a 2ª edição do 'Bola e Viola', em uma nova unidade rural, a ser definida.
Confira os jogadores premiados do 1º Torneio Bola e Viola de Assis:
Artilheiro: Laércio Ramos, Água da Figueira - 7 gols;

Goleiro menos vazado: Emílio Barizon, Água do Pinheiro - 6 gols ;

Craque da Roça: Edvaldo 'Cipó' da Água do Pinheiro.

