Buscar no site

Conti/Assis: a cidade conhecida nacionalmente pelo esporte da bola laranja

Com a inauguração do GEMA, as modalidades de quadra começaram a ganhar ainda mais destaque, em especial, o basquete.

Fernando Nascimento

  • 03/06/23
  • 12:00
  • Atualizado há 42 semanas

91/118

Série 18 anos de Assis

No capítulo de ontem, falamos sobre as duas praças esportivas indoor municipais de Assis: o Jairão e o GEMA. Ambas, em plenas atividades de reforma, e que logo estarão disponíveis para utilização. Mas, falar do Jairão, ativa as lembranças de milhares de torcedores (inclusive as minhas)... tardes e noites de lotação máxima, para aterrorizar (no bom sentido) os times adversários e empurrar o Conti/Assis, nosso inesquecível time de basquete.



Divulgação - Conti/Assis: a cidade conhecida nacionalmente pelo esporte da bola laranja
Conti/Assis: a cidade conhecida nacionalmente pelo esporte da bola laranja

E, falar do basquete assisense, é mergulhar em uma história que começou na década de 40. Já existiam algumas pessoas em Assis que trabalhavam não apenas com a bola laranja, mas outras modalidades como atletismo, vôlei e futebol. Algumas de forma amadora, outras já buscando o profissionalismo, a cidade já começava a despontar nos esportes.

Divulgação - Basquete masculino e feminino posando para foto em 1946 -Foto: Divulgação
Basquete masculino e feminino posando para foto em 1946 -Foto: Divulgação

Com a inauguração do GEMA, as modalidades de quadra começaram a ganhar ainda mais destaque, em especial, o basquete. Você sabe, mas nunca é demais lembrar que, uma tal Magic Paula jogou por aqui, quando juvenil. As categorias de base eram fortes, e muitos atletas se destacaram. E também treinadores. Um deles, Urubatan Lopes Paccini, o Uruba, após encerrar sua carreira como jogador.

Divulgação - Magic Paula - Foto: Divulgação
Magic Paula - Foto: Divulgação

Na década de 80, os jogos escolares tinham muito destaque. O nível das competições era alto e, consequentemente, alunos começaram a tornar-se atletas para a disputa de torneios "além da escola", como Juvenis, Jogos Regionais e Jogos Abertos.

Alguns anos depois, em 1994, Uruba dava início a um projeto de participação do basquete masculino em disputas das divisões de acesso. O primeiro acesso veio em 2002, com a equipe montada pela Autarquia Municipal de Esporte de Assis, atual Secretaria de Esportes Municipal de Assis, chamada de Assis Basket. O título do Campeonato Paulista da Série A-2, também proporcionou a criação de famosa parceria entre a Autarquia e a Casa di Conti. O AMEA/Conti/Assis, estreou na elite do estado em 2003.

Divulgação - Conti Assis - primeiro Paulista com o patrocínio Master da Casa Di Conti em 2003 - Foto: Divulgação
Conti Assis - primeiro Paulista com o patrocínio Master da Casa Di Conti em 2003 - Foto: Divulgação

O time rapidamente acumulou títulos, vencendo o Torneio Novo Milênio em 2004 e 2005. Neste mesmo ano de 2005, o técnico Marco Antônio Aga substituiu o Uruba e, em 2006, o projeto passou a ser tocado pelo recém-criado Clube Atlético Campestre de Assis, com suporte da Autarquia.

O ano marcou a primeira participação no Campeonato Brasileiro de Basquete, organizado pela CBB, chegando às quartas-de-final, e também a conquista do vice-campeonato paulista, temporada 06/07, perdendo a decisão, no último jogo contra Franca, com uma diferença de apenas 02 pontos. A série terminou em 3 a 2 para a tradicional equipe francana.

Divulgação - Conti Assis Bi-campeão do torneio 'Novo Milênio 2005', Jairão com lotação máxima - Foto: Divulgação
Conti Assis Bi-campeão do torneio 'Novo Milênio 2005', Jairão com lotação máxima - Foto: Divulgação

A hype causada pelo Conti/Assis era gigantesca. "Onde ficava a cidade de Assis daquele time do Conti", era apenas uma das perguntas que movimentavam o noticiário especializado. As transmissões da ESPN Brasil no Jairão demonstraram a grandeza do time e da torcida. Reportagens especiais eram frequentes, inclusive com ícones como José Trajano.

E não era apenas o time profissional. O Conti/Assis, em parceria com o poder público e outras entidades, mantinha escolinhas de basquete espelhadas pela cidade, fazendo com que crianças e jovens se interessassem ainda mais pela modalidade.

Na temporada seguinte, passaram por aqui nomes como Nezinho, Ricardo Probst, e a equipe terminou em terceiro lugar no paulista. As equipes de Assis, Araraquara, Bauru, Franca, Limeira, São José dos Campos, Pinheiros e Paulistano, da capital, não disputaram o campeonato brasileiro. Houve a disputa da Super Copa Brasil, na qual a equipe foi vice-campeã.

Junto a outros movimentos, como uma liga independente criada pelos jogadores Oscar, Hortência e Paula, 2008 marcou a criação da LNB (Liga Nacional de Basquete), organizadora do NBB (Novo Basquete Brasil, que passou a ser, com a chancela da CBB, o campeonato nacional de basquete. Foram 15 equipes fundadoras, entre elas o Clube Atlético Campestre.

Divulgação - Conti Assis temporada 2006-2007 - Vice campeão Paulista da divisão A1 - Foto: Divulgação
Conti Assis temporada 2006-2007 - Vice campeão Paulista da divisão A1 - Foto: Divulgação

O Conti/Assis disputou as três primeiras edições do torneio. Nossa cidade era a menor em população de todas as participantes do torneio, motivo de orgulho. Na temporada 08/09, o time ficou com a 11ª posição; em 09/10, ficou com a 9ª colocação e, em 11/10, com a 15ª colocação.

Durante este período no NBB, a Conti deixou de ser patrocinador master da equipe. Mas, a parceria, capitaneada pelo Gersinho Conti, foi um marco na história esportiva da cidade.

O basquete não parou na cidade. A chama continuou acesa. Equipes de base, formadas apenas com jogadores da cidade, conquistavam resultados expressivos e formavam a espinha dorsal para a volta às competições maiores. Novamente com o apoio, agora da Conti Cola, a equipe passou a ser VOCEM/Conti Cola/Assis, numa parceria especial com o VOCEM.

Em 2016, foi campeão do Campeonato Paulista Aberto (um torneio que mesclava equipes da primeira e segunda divisão). A conquista deu direito ao Assis em voltar para elite, mas o time não reuniu o montante necessário para jogar o Paulista do ano seguinte. Em 2019, o Conti Cola/Assis venceu o Campeonato Paulista da 1.ª Divisão (divisão de acesso), mas a equipe novamente não conseguiu reunir o aporte financeiro necessário para disputar a divisão de elite paulista.

Divulgação - Uruba e Márcio Kanthack no-título Paulista de 2016 - Foto: Divulgação
Uruba e Márcio Kanthack no-título Paulista de 2016 - Foto: Divulgação

A união entre jogadores do time e entusiastas do esporte da cidade, de diversas áreas, fundou a Associação Novo Basquete de Assis, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes de Assis, passou a administrar o time, chamado de Basquete Assis. A ideia é retornar à elite, pela quadra. A pandemia de covid-19 frustrou momentaneamente estes planos mas, a esperança é que em breve, novamente tenhamos casa cheia para disputar os maiores campeonatos do país.

Outra forma de movimentar o basquete por aqui tem sido a NB3, o Basquete 3x3. Filiada à Liga ANB, Assis possui vários pólos para a prática da modalidade: na Darcy Ribeiro, na CECAP, no parque Buracão, no parque Angelo Seola, na Lourdes Pereira, na Carolina Burali, na Casa da Criança e na Praça da Prudenciana. As atividades são gratuitas.

Vida longa ao Basquete de Assis.

Ficou com saudades?

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos