28 de Novembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » REGIÃO

Depois de 20 anos, Assis elege duas mulheres para a Câmara Municipal

Conheça as mulheres eleitas e as que já ocuparam cargo de vereadora

A história da representatividade feminina da Câmara Municipal de Assis não é uma tradição. Por ela passaram apenas 9 mulheres até hoje. Agora, na última legislatura, Professora Dedé ocupou uma cadeira, e nesse ano como presidente da Mesa Diretora.

Porém, depois de 20 anos a Câmara Municipal terá duas mulheres entre os 15 vereadores eleitos para a 18ª Legislatura, Viviane Del Massa, do PP, eleita pela coligação Quem Ama Cuida, com 871 votos, e Vanessa Eugênio, Republicanos, com 615 votos, da mesma coligação.

A última vez que duas mulheres ocuparam cargos eletivos como vereadoras foi na 12ª Legislatura, de 1997 a 2000, Maria Esmeralda Nascimento Martins e Marly Lúcia Camargo.

A Câmara Municipal de Assis já teve três mulheres vereadoras na 10ª Legislatura, de 1989 a 1992: Irene Ribeiro Salotti, Maria A. Nogueira Pimentel Fonseca e Isabel Cristina Moreli Bertogna.

Somente Isabel Cristina Moreli Bertogna exerceu mais de um mandato como vereadora. Aliás, ela foi eleita três vezes. Na 10º Legislatura, de 1989/1992; na Legislatura seguinte, de 1993/1996; e retornou na 13ª Legislatura, de 2001/2004.

Conheça o perfil das mulheres eleitas para a próxima legislatura:

Viviane Del Massa

Divulgação


Viviane é natural de Assis, tem 50 anos, professora de Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Assis. Casada com Márcio Martins, mãe de Catharine e Felipe, e avó do Arthur.

A futura vereadora de Assis disputou sua quarta eleição e nesse pleito usou no seu material de campanha a foto do marido, pois, segundo ela mesma, sempre estiveram juntos.

"Fizemos uma campanha bonita, muitas visitas e tive como bandeira a educação especial. Tive que conciliar isso com os afazeres domésticos. E isso serve como incentivo a nós mulheres, para que lutemos pelo nosso espaço na política e mostremos nossa força. Agora acabou a campanha política e temos um sonho e um ideal. E eu sei a necessidade do funcionário público e dos professores e vou lutar pela educação”, .diz Viviane Del Massa

Vanessa Eugênio

Divulgação


Vanessa é natural de Assis, tem 40 anos, advogada. Casada com Adilson Eugênio, tem três filhos, Gabriela, Nícolas e Letícia.
A futura vereadora se candidatou com o propósito de representar o público feminino, em especial mulheres que sofrem violência doméstica, além de promover a aproximação da população com a Câmara Municipal, através de representantes de bairros.

A importância da mulher na política foi trabalhada em sua campanha, de forma a conscientizar esse público sobre a necessidade de ter uma mulher no Legislativo.

Com exclusividade ao Portal AssisCity, Vanessa Eugênio fala da sua surpresa e satisfação em ter sido eleita e de suas propostas de trabalho como vereadora.

"Fiquei muito feliz e surpresa com o que obtive, pois isso significa que consegui transmitir durante a campanha a importância da mulher na política e na sociedade”, conta Vanessa .

Sobre seu trabalho com o público feminino, Vanessa conta o que pretende fazer. "Eu sou advogada e atendo na área da família e também dentro da igreja com várias ações sociais. Quero ser um instrumento de defesa da mulher que sofre violência doméstica, inclusive de propor que se implante em Assis uma casa de acolhida para elas”, explica.

Sobre a aproximação da sociedade com a Câmara, Vanessa é bastante enfática sobre o que pretende: "quero aproximar a população da Câmara, através de representantes de bairro, para apresentarem as demandas de cada bairro e propor projetos e leis para beneficiar a sociedade de forma a avançar e auxiliar no desenvolvimento da cidade”.

Confira outras mulheres que passaram pela Câmara Municipal de Assis como vereadoras:

- Dra. Ana Barbosa – 4ª Legislatura – 1960/1963;
- Maria A. Nogueira Pimentel Fonseca – 10º Legislatura – 1989/1992; e
- Ana Santa Ferreira Alves – 15ª Legislatura – 2009/2012.
Redação AssisCity
+ VEJA TAMBÉM