Buscar no site

Descarte de itens usados para proteção contra a COVID-19 deve ser feito em lixo comum

Orientações são feitas pela COOCASSIS

Redação AssisCity

  • 28/01/22
  • 17:00
  • Atualizado há 112 semanas

A separação do lixo comum para o lixo reciclável é uma das ações mais importantes para o cuidado com o meio ambiente, mas em tempos de pandemia, algumas dúvidas surgem sobre em qual tipo de lixo as máscaras e luvas descartáveis se encaixam.

Para esclarecer, a diretora presidente da Cooperativa de Catadores de Reciclagem de Assis (COOCASSIS), Sandra Carvalho da Silva, fala onde devem ser feitos os descartes desse material.

"Muitas pessoas pensam que por serem descartáveis, as luvas e máscaras usadas para proteção contra a COVID-19 devem ser descartadas no lixo reciclável. Mas não são, e pedimos a colaboração dos moradores, para que façam o descarte desses itens no lixo comum", orienta Sandra.



A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental alerta que existe uma maneira correta para descartar este material e que os riscos de contaminação dos catadores são muito grandes. "Mesmo com equipamentos de proteção, se os funcionários encostarem numa máscara contaminada e levarem a mão ao rosto, podem ser infectados pela COVID-19", afirma.

Para evitar que isso ocorra, a orientação é que esses itens sejam colocados dentro de um saco plástico, amarrados bem forte e colocados no lixo comum, usualmente conhecido como 'lixo do banheiro'.

Sandra agradece o carinho e colaboração que os catadores têm recebido de toda a população que tem demonstrado grande comprometimento com a separação dos lixos recicláveis.

"Nós também pedimos compreensão, já que com o aumento dos casos muitos de nossos cooperadores precisaram se afastar, o que gerou um aumento drástico na demanda do trabalho", diz Sandra.

No caso da coleta não passar durante uma semana, o cidadão pode entrar em contato com o número de telefone (18) 3321-4105 para informar que a coleta não foi feita e pedir para retirar.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos