Buscar no site

'Ela foi minha inspiração', afirma avó de menina com Síndrome de Down, após se formar em pedagogia

Lúcia Elena Bento da Silva, de 50 anos, apresentou o TCC na noite desta quarta-feira, 30

Redação AssisCity

  • 02/12/22
  • 08:00
  • Atualizado há 69 semanas

O sonho da graduação pode vir de várias inspirações, um futuro melhor ou uma carreira de sucesso, mas para Lúcia Elena Bento, essa vontade veio através da história de sua neta, a pequena Karlla Fernanda, de 9 anos.

Karlla nasceu com Síndrome de Down, e a avó acompanhou todo o processo de alfabetização e desenvolvimento da menina e pode sentir ao lado da família as dificuldades da falta de inclusão.

"É importante que os docentes estejam preparados para atender as demandas das crianças especiais. Hoje é muito comum você ver crianças com Síndrome de Down, ou Autismo, sendo excluídas das atividades do nosso cotidiano, e isso precisa mudar", afirmou Lúcia.



divulgação - Lúcia Elena Bento e a neta Karlla Fernanda - Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
Lúcia Elena Bento e a neta Karlla Fernanda - Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

A avó destaca ainda que Karlla é acompanhada por um professor auxiliar dentro da sala de aula regular. "Esse fato mostra a importância das políticas públicas se importarem com a inclusão dentro de sala de aula, para que todos estejam preparados para receber essas crianças", diz.

Prestes a fazer 10 anos, Karlla pode ver a avó se tornar professora, com um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), inspirado em sua história de vida.

"A Karlla é um projeto de Deus em nossa família, desde o dia de seu nascimento, e eu fiz essa intenção, de me formar em pedagogia para poder ajudar crianças e professores a tornar a sala de aula um local inclusivo", destacou Lúcia.

divulgação - Lúcia Elena Bento apresentando seu TCC em Assis - Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
Lúcia Elena Bento apresentando seu TCC em Assis - Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Hoje a pequena Karlla frequenta a escola regular e Lúcia destaca seu desempenho. "Ela é destaque na sala de aula, tem uma professora que a acompanha, e ela acompanha as atividades, ela sabe ler e escrever e é uma criança que sabe se expressar, mas tudo devido ao trabalho de inclusão dela no ambiente escolar", explicou Lúcia.

Intitulado 'A Importância da Educação Inclusiva no Ambiente Escolar', Lúcia Elena obteve nota máxima em seu TCC e pode realizar o sonho de promover locais de fala para pessoas que dependem da inclusão para uma vida de direitos iguais.

divulgação - Karlla Fernanda, de 9 anos, é portadora de Síndrome de Down e estuda em escola regular - Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
Karlla Fernanda, de 9 anos, é portadora de Síndrome de Down e estuda em escola regular - Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos