30 de Setembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » REGIÃO

Entrevias fará operação pare e siga para içamento de vigas usadas nas obras de duplicação da SP-333 em Echaporã

Nos dias 11 e 13 de agosto, Concessionária executará uma intervenção necessária para a construção de dois dispositivos de retorno

A Entrevias Concessionária de Rodovias informa que haverá uma alteração no tráfego da SP-333 (Rodovia Rachid Rayes), na altura do quilômetro 377 em Echaporã, na próxima terça-feira (11), a partir das 7h. Será realizada uma operação de içamento das vigas que farão parte do novo dispositivo de retorno (viaduto) que está sendo construído no local e que integra a obra de duplicação entre Marília e Echaporã. Todo o plano operacional segue em conformidade com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

Para realizar a intervenção, a Concessionária orientará o fluxo de veículos por meio do sistema pare e siga, até às 17h. Apenas no momento do lançamento das oito vigas está prevista a interrupção total do trânsito de ambos sentidos da pista (leste e oeste), porém de dez a quinze minutos no máximo. A primeira pausa total será por volta das 10h, e a segunda, às 15 horas.

Na quinta-feira (13), a mesma operação será realizada no quilômetro 309 da SP-333 (Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros), já em Marília, também para o içamento de oito vigas que ajudarão a sustentar outro dispositivo previsto na obra de duplicação do trecho que vai de Júlio Mesquita a Marília. A operação se iniciará pelo sistema pare e siga, das 7h às 17h, com duas interrupções totais do tráfego por no máximo 15 minutos cada.

O método que será utilizado, definido após estudo do volume de tráfego na rodovia, deverá representar um impacto pequeno aos motoristas, mas caso seja necessário a pista será liberada no intervalo de cada viga. Toda a atividade será devidamente sinalizada, com os usuários informados através de mensagens que serão exibidas nos PMVs fixos (Painéis de Mensagens Variáveis), um no km 320 sentido oeste e outro instalado no km 449 leste, além do reforço de um PMV móvel próximo ao trecho.

Obras

A Entrevias trabalha simultaneamente em duas importantes obras de duplicação em pontos diferentes da SP-333 na região de Marília, totalizando 67 quilômetros.

Serão 19 quilômetros de vias duplicadas de Júlio Mesquita a Marília, do km 295 ao 314, cujo início foi em janeiro de 2020, além de outros 48 quilômetros entre Marília e Echaporã – com as obras iniciadas em março. Ambos investimentos estão previstos no contrato de concessão firmado com a Artesp, o qual prevê uma duplicação total de 211 quilômetros até o oitavo ano de concessão.

As intervenções no primeiro trecho começam quatro quilômetros antes do trevo de Júlio Mesquita e seguem até o entroncamento com a BR 153, na saída de Marília para Lins. A previsão de conclusão para essa etapa é julho de 2021 e o investimento da companhia é de R$ 80 milhões. No local, será construída uma nova pista, com duas faixas de rolamento e acostamento. A pista existente passará por obras de revitalização e será convertida em pista de sentido único, também com duas faixas e acostamento.

Além da divisão dos fluxos, será implantada uma nova ponte sobre o Rio Tibiriçá, no km 311 da SP-333, e mais dois novos trevos em desnível. O primeiro no km 309, em Marília, e o segundo no km 299 (acesso a Júlio Mesquita).

Para o segundo trecho em obras, de Marília a Echaporã, está prevista a implantação de onze dispositivos em desnível na SP-333, nos quilômetros 337, 343, 350 e 354 em Marília e nos quilômetros 356, 362, 374, 377, 381 e 384 já em Echaporã. O investimento neste caso é de R$ 275 milhões e previsão de finalização é fevereiro de 2022.

As duas duplicações fazem parte de um cronograma focado em segurança viária e infraestrutura. Motoristas terão uma experiência mais confortável e com um deslocamento mais ágil e seguro pelas pistas duplicadas.

divulgação


Divulgação
+ VEJA TAMBÉM