Buscar no site

Falta de estrutura no início nunca me impediu de acreditar em educação melhor", conta professora de educação física

Redação AssisCity

  • 15/10/22
  • 12:00
  • Atualizado há 79 semanas

São muitas as datas comemorativas durante o ano, mas, entre elas uma muito especial, que é 15 de outubro, o Dia do Professor.

Homenagear esse profissional de tão grande importância no desenvolvimento de todos os seres humanos é na verdade símbolo de reconhecimento e gratidão, pois o professor é quem alfabetiza e ensina as principais áreas do conhecimento às pessoas, durante sua formação escolar.

Em entrevista exclusiva, a professora Rosemar M. Muniz Bernardo compartilhou sua motivação para a escolha da profissão.

"Sou professora de Educação Física, tenho 58 anos de idade e 37 anos de magistério. Os trabalhos realizados no inicio da minha efetivação eram feitos em ambientes abertos e sem estrutura; tomávamos chuva ou ficávamos embaixo de sol quente, o que não me impediu de acreditar numa educação possível e adequada para as crianças.

Divulgação - Professora Rosemar M. Muniz Bernardo - foto: divulgação
Professora Rosemar M. Muniz Bernardo - foto: divulgação

Com o passar do tempo, as unidades escolares começaram a ganhar nova forma e os alunos passaram a ter oportunidade de conhecer um ambiente propício para a Educação Física. Olhar para o passado e ver o quanto estamos caminhando me motiva a continuar. Há 18 anos estou na educação especial com atendimento especializado para crianças com TEA.

Em todos os lugares que tive o prazer de trabalhar o que me motiva todos os dias é fazer a diferença na vida de um aluno , é transformar vidas , é oportunizar aprendizados , construir conhecimentos , apresentar caminhos e possibilidades , isso faz meus olhos brilharem , meu coração acelerar e nunca desistir e nem me arrepender de ter escolhido essa profissão . Além de ensinar crianças e jovens dentro da sala de aula, o professor tem responsabilidade na formação ética e cidadã dos seus alunos, contribuindo para formação e desenvolvimento enquanto indivíduo e membro da sociedade, com direitos, deveres e respeito ao próximo. Sempre oferecemos o melhor para nossos alunos, buscando a versatilidade, flexibilidade, tentando sempre aguçar o interesse dos alunos tornando-os interessados no aprendizado e assim formando indivíduos coerentes e responsáveis", declara a professora.

Divulgação - Há 18 anos ela está na educação especial com atendimento especializado para crianças com TEA - foto: divulgação
Há 18 anos ela está na educação especial com atendimento especializado para crianças com TEA - foto: divulgação

O Portal AssisCity também conversou com a secretária Municipal da Educação, professora Dulce de Andrade Araújo, que há seis anos lidera um grupo de 755 professores da Rede Municipal de Educação.

Para a secretária, "essa data é propícia para a reflexão de todos sobre o que é ser professor, que é a pessoa que se faz presente na vida de todos com os quais cria vínculos e que persistem ao longo do tempo. É oportuno destacar o real sentido do magistério como profissão que precisa ser assumida por aqueles que a exercem e respeitada pela sociedade, pois exige preparo científico, técnico e emocional".

A secretária diz sentir-se lisonjeada com a profissão que escolheu e com a equipe que lidera. "Eu sempre amei a minha profissão. Tenho grande carinho por todos os alunos que passaram pelas minhas mãos e orgulho pelo que se tornaram, pois de alguma forma eu contribui para o crescimento deles, assim como hoje procuro contribuir com o crescimento dos nossos professores e alunos", finaliza a professora Dulce que parabeniza os professores da Rede Municipal e agradece pelo lindo trabalho que realizam.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais