Buscar no site

Fumante desde os 14 anos, ex-tabagista conta como conseguiu superar o vício

Ele contou com um programa da Secretaria Municipal da Saúde de Assis que conta com grupos de apoio

Redação AssisCity

  • 01/06/23
  • 10:00
  • Atualizado há 45 semanas

No dia em que se comemora o dia o "Dia Mundial Sem Tabaco" o Portal AssisCity traz a história de um ex-tabagista com o objetivo de ajudar fumantes a deixarem o vício e a se conscientizar sobre as doenças e mortes relacionadas ao fumo.

Marcos Alfredo, de 34 anos, encontrou em um programa da Secretaria Municipal de Saúde de Assis em parceria com o CRATOD de SP (Centro de Referência de Tratamento de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde, uma ajuda importante ao participar do grupo de apoio e virou um exemplo.

Natural de Ourinhos, ele mora em Assis há 3 anos e foi fumante desde os 14 anos de idade. Marcos relata que começou a fumar por curiosidade, pegando os cigarros do pai enquanto ele dormia.

"Fui carregando esse vício ao longo da minha vida até parar de vez em março de 2022. Conheci pessoas no grupo de Assis, através do Osvaldo, que tinham o mesmo propósito que eu: parar de fumar. Em duas semanas de troca de experiências, decidi deixar de fumar de vez", conta Marcos. Desde então, ele nunca mais colocou um cigarro na boca.

Antes de parar, Marcos fumava uma cartela de cigarros por dia. Ele decidiu procurar ajuda porque praticava atividades físicas e seu desempenho estava muito baixo, além de sentir falta de ar e perder o apetite sempre.

"Hoje, me sinto 100% melhor, consigo comer e sentir o gosto, além de que minha respiração melhorou significativamente. Além disso, todas as alergias que eu tinha, como rinite, asma, diminuíram consideravelmente", afirma.

Marcos compartilha sua dica para aqueles que desejam parar de fumar: "Tenha foco, vontade e pense em si mesmo em primeiro lugar. Essa é uma decisão que você precisa tomar, e tudo fica mais fácil quando você busca ajuda", reforça.

Divulgação - Marcos Alfredo, de 34 anos - Foto: Divulgação
Marcos Alfredo, de 34 anos - Foto: Divulgação

Ele destaca que utilizou adesivos fornecidos pelo projeto, por meio do SUS, que o ajudaram no início, devido à dependência física e psicológica do tabaco.

Contudo, Marcos ressalta que o processo é desafiador, mas à medida que os dias passam, a vontade de fumar diminui até que um dia desaparece por completo. Atualmente, ele consegue estar próximo de pessoas que fumam sem sentir vontade de fumar novamente.

"Diante desse cenário, é fundamental que as pessoas estejam cientes dos riscos do tabagismo e busquem ajuda para abandonar esse hábito prejudicial. O programa de tabagismo em Assis se mostra como uma importante iniciativa, oferecendo suporte e acompanhamento especializado para aqueles que desejam parar de fumar", afirma Osvaldo Caçador Filho, Farmacêutico Clínico da Prefeitura de Assis e coordenador do programa de tabagismo do município.

O coordenador do programa finaliza dando um conselho para aqueles que estão em busca de parar de fumar, incentivando as pessoas a procurarem a unidade de saúde mais próxima para obter orientação e apoio nesse processo.

"O exemplo de Marcos mostra que é possível vencer o vício do tabaco e ter uma vida mais saudável. Com determinação e o suporte adequado, é possível alcançar a libertação do tabagismo e desfrutar dos benefícios de uma vida livre dessa dependência", finaliza Osvaldo.

Leia também: Dia Mundial Sem Tabaco: Programa em Assis ajuda fumantes a abandonarem o vício

Receba nossas notícias em primeira mão!