Buscar no site

Hospital Regional comemora 30 anos de atendimento em Assis e região

Na microrregião de Assis e Ourinhos são mais de meio milhão de habitantes atendidos pela instituição

Redação AssisCity

  • 21/09/21
  • 18:00
  • Atualizado há 135 semanas

Em 21 de setembro de 1991 era fundado o Hospital Regional de Assis, unidade que viria ser, 30 anos depois, referência em atendimentos na maior pandemia enfrentada pelo país no século XXI. E para comemorar essa data, a diretoria do Hospital preparou uma celebração na manhã desta terça-feira, 21.

Iniciando com a fala da Dra. Lenilda de Araújo Lins Ramos Santos, Diretora Geral, a cerimônia se estendeu com a presença de diretores presentes na história de 30 anos do HR. Além disso, também foi realizado um culto ecumênico com a presença do Pastor Fernando Iça e do Padre Orlando.

Ainda para marcar a data, houve a inauguração de uma galeria de fotos, com os antigos diretores, e ainda o pronunciamento da diretora da DRS-IX de Marília, Célia Maria Marafiotti Netto.

Divulgação

Hospital Regional

Ao todo, a unidade oferece para Assis e região 127 leitos operacionais e 32 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em funcionamento.

O Hospital Regional é único 100% SUS para meio milhão de habitantes das regiões de saúde de Assis e Ourinhos, sob administração direta da Coordenadoria de Serviços de Saúde da Secretaria de Estado do Estado de São Paulo.

Sendo habilitados como Unidade de Alta Complexidade em ONCOLOGIA-UNACON nas especialidades de mastologia, urologia, ginecologia e coloproctologia e a única referência regional para Neurocirurgia;

Divulgação - Hospital Regional de Assis - Foto: Mundozinhos
Hospital Regional de Assis - Foto: Mundozinhos

Através do Pronto Socorro Referenciado, o hospital recebe todos os casos graves da Rede de Urgência e Emergência encaminhados pelas UPAs, SAMU, CART, Corpo de Bombeiros e hospitais da região, com suporte dos leitos das UTIs;

Na área materno-infantil, o HR é referência regional em UTI Neonatal, UTI Pediátrica, Mãe Canguru e Banco de Leite Humano; O serviço de Gestão de Alto Risco deu chance de vida a centenas de prematuros.

O Apoio Diagnóstico e Terapêutico disponibiliza: análises clínicas, anatomopatológicos, Eco Doppler, Ecocardiografia, Ultrassonografia, Raio-X simples e contrastado, CPRE, Cardiotocografia, BERA. Além de serviços regionais únicos como o Hemonúcleo que fornece hemocomponentes para todos os hospitais particulares e filantrópicos da região. Só o serviço de tomografia foi responsável por realizar 4.918 exames, durante a pandemia.

Divulgação - Hospital Regional em construção - Foto: Divulgação Hospital Regional
Hospital Regional em construção - Foto: Divulgação Hospital Regional

Em resposta à pandemia de COVID, foram criados 20 leitos de UTI e 40 leitos clínicos, atendendo a 1.034 internações em 2021.

Especialidades médicas dão retaguarda ao Pronto Socorro Referenciado e às internações clínicas e cirúrgicas: Cardiologia, Ortopedia, Cirurgia Vascular, Pediatria, Medicina Intensiva, Infectologia, Psiquiatria, Cirurgia Geral, Cirurgia Oncológica, Ginecologia, Obstetrícia, Medicina de Urgência, Oftalmologia, Neurocirurgia, Nefrologia, Oncologia Clínica, Otorrinolaringologia, Mastologia, Urologia, Anestesiologia, Coloproctologia, Hepatologia e Endocrinologia.

O Hospital Regional de Assis preocupado com o contínuo desenvolvimento no ensino, contribui na formação de profissionais na área de saúde e disponibiliza campo de estágio para instituições: UNESP, UNIP, FEMA, ETEC "Paula Souza", UNOPAR, MAIS-Sistema de Ensino e, em 2021, recebemos o internato da Faculdade de Medicina da FEMA.

"Tudo possível graças ao fundamental apoio da comunidade: voluntários, gestores municipais da saúde, vereadores, prefeitos, deputados, consórcios municipais, DRS-9 Marília e Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo", pontuou a diretoria do Hospital Regional.

Divulgação - Prédio em construção 1991 - Foto: Divulgação Hospital Regional
Prédio em construção 1991 - Foto: Divulgação Hospital Regional

Divulgação - Idealizadores do Hospital Regional de Assis -  Foto: Divulgação Hospital Regional
Idealizadores do Hospital Regional de Assis - Foto: Divulgação Hospital Regional

Divulgação

Receba nossas notícias em primeira mão!